Preparativos finais para o HMS Ocean voltar à atividade

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HMS Ocean - foto RN

Navio está saindo de período de manutenção que durou 15 meses e custou 65 milhões de libras. Em preparação para a volta à atividade,tripulantes que servem no passadiço realizaram treinamento em simulador

Recentemente, a tripulação do passadiço do HMS Ocean da Marinha Real Britânica (Royal Navy – RN) realizou treinamento em simulador, preparando-se para a volta à atividade do navio, conforme divulgado em nota da RN de sexta-feira, 30 de maio.

Onze membros do pessoal do passadiço, tanto oficiais quanto praças, passaram uma semana utilizando o simulador do Naval College de Dartmouth, treinando manobras que em breve terão que executar em situações reais. O simulador tem o formato de um passadiço e mostra imagens, em suas “janelas”, de portos e costas de vários locais do mundo, e pode ser configurado para qualquer classe de navio ou submarino da Marinha Real. Com um toque de botão, as situações podem mudar completamente, como as condições do mar, de vento, presença de objetos ou outros navios, assim como os cenários.

tripulação do HMS Ocean treina em simulador de passadiço - foto RN

O HMS Ocean é um “porta-helicópteros”, ou navio de assalto anfíbio dotado de convoo para helicópteros (LHA – Landing Helicopter Assault). O navio desloca 20.700 toneladas e emprega tanto helicópteros de ataque quanto de transporte de tropas, para a realização de operações anfíbias. Embora não tenha doca, pode içar e recolher lanchas de desembarque de pessoal, veículos e carga.

O navio é hoje o maior em serviço na RN, mas em breve seu porte será superado pelos novos navios-aeródromo classe “Queen Elizabeth”. O “Mighty O”, como é conhecido na Marinha Real, ficou fora de atividade desde o final de 2012, quando entrou em manutenção em sua base em Devonport. A expectativa é que ele retorne ao serviço em meados deste ano, após esse período de 15 meses em manutenção que custou 65 milhões de libras (cerca de 108 milhões de dólares, ou 240 milhões de reais).

tripulação do HMS Ocean treina em simulador de passadiço - foto 2 RN

FONTE/FOTOS: Marinha Real Britânica (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)

NOTA DO EDITOR: aparentemente os serviços de manutenção foram acelerados, para realização em menos tempo do que o previsto ou seu escopo foi reduzido – isso porque, conforme informação dada à época de entrada em reparos, foi divulgado que estes durariam três anos, conforme o primeiro link da lista a seguir (a não ser que a notícia anterior tivesse dados incorretos). Veja nos demais links muitas outras informações sobre o HMS Ocean, incluindo matérias exclusivas do embarque da equipe do Poder Naval no navio, em 2010.

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daltonl

Nunão…

não consegui encontrar nada sobre a duração de tres anos de manutenção. Lembro que foi anunciado na época que a manutenção duraria 15 meses até 2014 quando então o HMS Illustrious daria/dará baixa.

Um dos links:

https://www.gov.uk/government/news/65m-contract-to-refit-royal-navys-largest-warship-secures-hundreds-of-uk-jobs

Talvez a fonte usada tenha cometido um erro, mas o
HMS Ocean parece estar em boa forma para mais
uns 8 anos de serviço.

daltonl

Bom Nunão, o que eu acho é o seguinte: a Royal Navy é uma US Navy em miniatura, com poucos navios e longas missões longe de casa e isso exige mais manutenção e os navios precisam de uma disponibilidade maior, quando comparados com a Marinha Brasileira por exemplo assim não deixam os navios envelhecerem muito por lá, pois navio velho significa mais tempo parado em manutenção. A Royal Navy necessita mais do HMS Ocean do que nós necessitamos do NAeSP então é aquela velha estória, o NAeSP veio para ser uma “ponte” entre o NAeL Minas Gerais e o sucessor… Read more »

juarezmartinez

Eu gsto de mais deste navio. Infelizmente os dementes que comandam a MB não conseguem enxergar além do próprio nariz. Cairia com uma luva para as missões apoio a desembarque, controle de área, comando, humaninário, ASW, ASUP., mas querem continuar no mundo do faz de conta com um PA que faz de conta e uma aviação naval de asa fiza que não faz mais de conta.

Grande abraço

Guilherme Poggio

Juarez escreveu: Eu gsto de mais deste navio. Discordo. Esse navio é péssimo. Eu o vi operando com os fuzileiros navais da MB na Marambaia. Os hovercrafts tinham que ficar “docados” no convoo porque não tinham lugar certo para eles, reduzindo o espaço e atrapalhando operações aéreas. O navio é grande e não tem doca alegável. Tudo que for para por na água precisa de guindaste ou turco. Seu custo é elevado e não corresponde ao que ele entrega. Navios anfíbios menores, mais simples com um projeto mais moderno e mais inteligente são mais úteis e menos dispendiosos. Ainda bem… Read more »

Marcos

O nome disso é:

P.R.O.F.I.S.S.I.O.N.A.L.I.S.M.O.

ou

V.E.R.G.O.N.H.A. N.A. C.A.R.A.!!!!

daltonl

“…isso para um navio que tem porte semelhante ao NAe São Paulo, …” Nunão, será que vc não confundiu o HMS Ocean com algum outro navio, pois ele não passa de um “Invincible” sem rampa quanto a tamanho, bem menor que o NAeSP. Juarez… o HMS Ocean é um “solitário”, único de seu tipo e não está sendo “copiado” por outros países que preferem um navio desse porte com doca alagável, algo como o Mistral ou o Juan Carlos I parece ser o objetivo da MB para substituir nossos anfibios. Não havia outra alternativa ao NAe Foch no final dos… Read more »

Mauricio R.

Meu “short list, neste quesito:

Juan Carlos I;
Cavour.

Objeto do desejo

LHA-6 America.

“Parceiros estratégicos”, nunca mais:

Mistral

daltonl

Mauricio…

não esqueça que o Cavour não tem uma doca alagável e
embora ele possa e seja utilizado como um LPH também não é um navio tipicamente anfibio, como o Ocean, Mistral ou Juan Carlos I. Coisas diferentes.

abraços

daltonl

Nunão e Poggio…

que hovercrafts são esses que voces mencionaram a bordo
do HMS Ocean ?

daltonl

Valeu Nunão !

Dormi no ponto pois to cheio de referencia aqui em casa sobre os dois Griffon hovercrafts a bordo do HMS Ocean 🙂

juarezmartinez

My first lord of admiralty Dalton, the best of de admirals…. Quando me referi a compra do HMS Ocean, me baseava na premissa de um surto de pragmatismo, uma febre de inteligência associado a uma epidemia de coerência na MB e que esta enviasse o SP para Alang com combustível só de ida, vendesse os A 4 “modernizé” para o FAU e se dedicasse ao arroz com feijão bem feitinho,lizinho, temperado com manjerona, louro, pimenta do reino e um bocadinha de costela defumada para dar um “elã” que seria representado pelo HMS Ocean e dois NDDs tradicionais com doca, bons… Read more »

juarezmartinez

Nunão!

Eu talvez não me fiz entender direito:

Acho ele bom com plataforma de Helis, sei que como navio de desembarque orgânico é uma bost…, mas sempre o imagino em um operação a,nfibia apoiando o(s) NDDs clássicos.

Ahh o __________ Mistral maravilha faz tudo isto e ainda opera plenamente o desembarque anfibio,Ok concordo em gênero, número e grau, porém eu queria ver ele sendo espetado por um Exocet da vida com aquela construção “parede acartonada” by bambi e o Ocean que tem uma construção militar levando omesmo míssil na fuça, como é que ficariam depois….

Grande abraço

COMENTÁRIO EDITADO

Guilherme Poggio

Lembrando que o Peru comprou dois Grifon semelhantes a estes embarcados pelo Ocean.

http://www.naval.com.br/blog/2013/02/13/marinha-do-peru-incorpora-dois-hovercraft/