Preparativos finais para o HMS Ocean voltar à atividade
Navio está saindo de período de manutenção que durou 15 meses e custou 65 milhões de libras. Em preparação para a volta à atividade,tripulantes que servem no passadiço realizaram treinamento em simulador
–
Recentemente, a tripulação do passadiço do HMS Ocean da Marinha Real Britânica (Royal Navy – RN) realizou treinamento em simulador, preparando-se para a volta à atividade do navio, conforme divulgado em nota da RN de sexta-feira, 30 de maio.
Onze membros do pessoal do passadiço, tanto oficiais quanto praças, passaram uma semana utilizando o simulador do Naval College de Dartmouth, treinando manobras que em breve terão que executar em situações reais. O simulador tem o formato de um passadiço e mostra imagens, em suas “janelas”, de portos e costas de vários locais do mundo, e pode ser configurado para qualquer classe de navio ou submarino da Marinha Real. Com um toque de botão, as situações podem mudar completamente, como as condições do mar, de vento, presença de objetos ou outros navios, assim como os cenários.
O HMS Ocean é um “porta-helicópteros”, ou navio de assalto anfíbio dotado de convoo para helicópteros (LHA – Landing Helicopter Assault). O navio desloca 20.700 toneladas e emprega tanto helicópteros de ataque quanto de transporte de tropas, para a realização de operações anfíbias. Embora não tenha doca, pode içar e recolher lanchas de desembarque de pessoal, veículos e carga.
O navio é hoje o maior em serviço na RN, mas em breve seu porte será superado pelos novos navios-aeródromo classe “Queen Elizabeth”. O “Mighty O”, como é conhecido na Marinha Real, ficou fora de atividade desde o final de 2012, quando entrou em manutenção em sua base em Devonport. A expectativa é que ele retorne ao serviço em meados deste ano, após esse período de 15 meses em manutenção que custou 65 milhões de libras (cerca de 108 milhões de dólares, ou 240 milhões de reais).
FONTE/FOTOS: Marinha Real Britânica (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)
NOTA DO EDITOR: aparentemente os serviços de manutenção foram acelerados, para realização em menos tempo do que o previsto ou seu escopo foi reduzido – isso porque, conforme informação dada à época de entrada em reparos, foi divulgado que estes durariam três anos, conforme o primeiro link da lista a seguir (a não ser que a notícia anterior tivesse dados incorretos). Veja nos demais links muitas outras informações sobre o HMS Ocean, incluindo matérias exclusivas do embarque da equipe do Poder Naval no navio, em 2010.
VEJA TAMBÉM:
- HMS ‘Ocean’ em manutenção de três anos
- ‘Passex Ocean 2010′
- A chegada do HMS ‘Ocean’ ao Rio de Janeiro
- Lancha de desembarque LCVP Mk 5 dos Royal Marines
- ‘Passex Ocean 2010′: CFN e Royal Marines operam juntos na Marambaia
- HMS ‘Ocean’ para o Brasil?
- O LHD da BAe Systems
- Opinião britânica: ainda precisamos de porta-aviões?
- HMS Ocean ruma para a Líbia, com helicópteros Apache
- HMS ‘Ocean’ opera com o maior helicóptero do USMC
- As coisas que os militares britânicos não podem fazer mais
- Mudanças na frota de superfície da RN
- Atualizado, HMS ‘Illustrious’ inicia provas de mar
- Rainha Elizabeth II lançará HMS ‘Queen Elizabeth’ em julho
- HMS ‘Queen Elizabeth’ e HMS ‘Prince of Wales’
- Imagens: futuras operações a bordo do HMS ‘Queen Elizabeth’
- Nota do MoD sobre o F-35 e os navios-aeródromo ‘Queen Elizabeth’
- Imagens impressionantes mostram o tamanho dos navios-aeródromo classe ‘Queen Elizabeth’
- Vídeo: passeio pelo HMS ‘Queen Elizabeth’
Nunão…
não consegui encontrar nada sobre a duração de tres anos de manutenção. Lembro que foi anunciado na época que a manutenção duraria 15 meses até 2014 quando então o HMS Illustrious daria/dará baixa.
Um dos links:
https://www.gov.uk/government/news/65m-contract-to-refit-royal-navys-largest-warship-secures-hundreds-of-uk-jobs
Talvez a fonte usada tenha cometido um erro, mas o
HMS Ocean parece estar em boa forma para mais
uns 8 anos de serviço.
Verdade, Dalton. Também não achei, agora, nenhuma menção a três anos de manutenção, mesmo antes do anúncio oficial (link que você trouxe). Do mesmo mês de setembro de 2012, quando o Galante publicou a nota (primeiro link da lista ao final da matéria) referindo-se a 3 anos, o que eu achei de referência agora falava de só um ano: http://navaltoday.com/2012/09/18/hms-ocean-arrives-in-plymouth-uk/ Pode ter sido só um erro mesmo. Ainda sobre o assunto, a manutenção anterior do navio havia sido feita em 2010, ao custo de mais ou menos 30 milhões de libras (vídeo abaixo). Se pararmos para pensar, nesta primeira metade… Read more »
Bom Nunão, o que eu acho é o seguinte: a Royal Navy é uma US Navy em miniatura, com poucos navios e longas missões longe de casa e isso exige mais manutenção e os navios precisam de uma disponibilidade maior, quando comparados com a Marinha Brasileira por exemplo assim não deixam os navios envelhecerem muito por lá, pois navio velho significa mais tempo parado em manutenção. A Royal Navy necessita mais do HMS Ocean do que nós necessitamos do NAeSP então é aquela velha estória, o NAeSP veio para ser uma “ponte” entre o NAeL Minas Gerais e o sucessor… Read more »
Eu gsto de mais deste navio. Infelizmente os dementes que comandam a MB não conseguem enxergar além do próprio nariz. Cairia com uma luva para as missões apoio a desembarque, controle de área, comando, humaninário, ASW, ASUP., mas querem continuar no mundo do faz de conta com um PA que faz de conta e uma aviação naval de asa fiza que não faz mais de conta.
Grande abraço
Juarez escreveu: Eu gsto de mais deste navio. Discordo. Esse navio é péssimo. Eu o vi operando com os fuzileiros navais da MB na Marambaia. Os hovercrafts tinham que ficar “docados” no convoo porque não tinham lugar certo para eles, reduzindo o espaço e atrapalhando operações aéreas. O navio é grande e não tem doca alegável. Tudo que for para por na água precisa de guindaste ou turco. Seu custo é elevado e não corresponde ao que ele entrega. Navios anfíbios menores, mais simples com um projeto mais moderno e mais inteligente são mais úteis e menos dispendiosos. Ainda bem… Read more »
O nome disso é:
P.R.O.F.I.S.S.I.O.N.A.L.I.S.M.O.
ou
V.E.R.G.O.N.H.A. N.A. C.A.R.A.!!!!
“…isso para um navio que tem porte semelhante ao NAe São Paulo, …” Nunão, será que vc não confundiu o HMS Ocean com algum outro navio, pois ele não passa de um “Invincible” sem rampa quanto a tamanho, bem menor que o NAeSP. Juarez… o HMS Ocean é um “solitário”, único de seu tipo e não está sendo “copiado” por outros países que preferem um navio desse porte com doca alagável, algo como o Mistral ou o Juan Carlos I parece ser o objetivo da MB para substituir nossos anfibios. Não havia outra alternativa ao NAe Foch no final dos… Read more »
Meu “short list, neste quesito:
Juan Carlos I;
Cavour.
Objeto do desejo
LHA-6 America.
“Parceiros estratégicos”, nunca mais:
Mistral
Mauricio…
não esqueça que o Cavour não tem uma doca alagável e
embora ele possa e seja utilizado como um LPH também não é um navio tipicamente anfibio, como o Ocean, Mistral ou Juan Carlos I. Coisas diferentes.
abraços
“daltonl 2 de junho de 2014 at 9:58”
Dalton, você está certo. Ontem eu não estava num dia bom, gripe, febre alta e, provavelmente, delírios.
Bati o olho no deslocamento de 20.700 toneladas e, sei lá por que, li 27.000 toneladas, que seria algo próximo ao deslocamento do SP que comentei… (e olha que fui que escrevi o dado correto de 20.700 na matéria, pouco antes de fazer o comentário…)
Acontece…
(de qualquer forma, o engano não enfraquece o argumento principal. Na verdade, reforça.)
“Guilherme Poggio 2 de junho de 2014 at 13:05 Juarez escreveu: Eu gsto de mais deste navio. Discordo. Esse navio é péssimo. Eu o vi operando com os fuzileiros navais da MB na Marambaia. Os hovercrafts tinham que ficar “docados” no convoo porque não tinham lugar certo para eles, reduzindo o espaço e atrapalhando operações aéreas.” Pois é, Poggio, lembro de ajudar na edição final dessa matéria de 2010 do embarque no Ocean, conforme as impressões que você e o Galante tiveram, e achei muito complicado todo o esquema de baixar os hovercrafts e lanchas de desembarque. Em compensação, quando… Read more »
Nunão e Poggio…
que hovercrafts são esses que voces mencionaram a bordo
do HMS Ocean ?
Dalton, dá pra ver um deles nesta foto, à ré da ilha:
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/09/ocean-45.jpg
Em outra imagem, lanchas à frente da ilha:
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/09/ocean-01.jpg
Há mais fotos nesta matéria especial de 2010 (que é o segundo link da lista do “veja também”, acima):
http://www.naval.com.br/blog/2010/09/20/passex-ocean-2010/
Valeu Nunão !
Dormi no ponto pois to cheio de referencia aqui em casa sobre os dois Griffon hovercrafts a bordo do HMS Ocean 🙂
My first lord of admiralty Dalton, the best of de admirals…. Quando me referi a compra do HMS Ocean, me baseava na premissa de um surto de pragmatismo, uma febre de inteligência associado a uma epidemia de coerência na MB e que esta enviasse o SP para Alang com combustível só de ida, vendesse os A 4 “modernizé” para o FAU e se dedicasse ao arroz com feijão bem feitinho,lizinho, temperado com manjerona, louro, pimenta do reino e um bocadinha de costela defumada para dar um “elã” que seria representado pelo HMS Ocean e dois NDDs tradicionais com doca, bons… Read more »
Nunão!
Eu talvez não me fiz entender direito:
Acho ele bom com plataforma de Helis, sei que como navio de desembarque orgânico é uma bost…, mas sempre o imagino em um operação a,nfibia apoiando o(s) NDDs clássicos.
Ahh o __________ Mistral maravilha faz tudo isto e ainda opera plenamente o desembarque anfibio,Ok concordo em gênero, número e grau, porém eu queria ver ele sendo espetado por um Exocet da vida com aquela construção “parede acartonada” by bambi e o Ocean que tem uma construção militar levando omesmo míssil na fuça, como é que ficariam depois….
Grande abraço
COMENTÁRIO EDITADO
Lembrando que o Peru comprou dois Grifon semelhantes a estes embarcados pelo Ocean.
http://www.naval.com.br/blog/2013/02/13/marinha-do-peru-incorpora-dois-hovercraft/