Índia vai incorporar sua primeira corveta antissubmarino de construção local
A primeira corveta (Projeto P28) de uma série de quatro navios de construção indiana vai ser incorporada ainda este mês, informaram oficiais da Marinha Indiana. A INS Kamorta, construída pelo Garden Reach Shipbuilders & Engineers Ltd (GRSE), de Kolkata, também será equipada com lançadores de foguetes antissubmarino de fabricação indiana.
O navio também será equipado com um novo lançador conteirável de chaff, denominado Kavach. O navio desloca aproximadamente 3.400 toneladas e atinge velocidade máxima de 25 nós.
A propulsão é de 4 motores diesel de 3888 kW, cobrindo um raio de ação de 3.500 milhas a 18 nós. A corveta tem 109m de comprimento e 13m de boca. O índice de nacionalização informado é de 90% e o navio também pode operar um helicóptero orgânico, que aumenta a capacidade antissubmarino. A tripulação é de 14 oficiais e 150 praças.
Batizadas em homenagem às ilhas de Andaman e Nicobar e do arquipélago Lakshwadeep, as próximas corvetas serão as Kadmatt, Kiltan e Kavaratti.
Acho que vale a pena compararmos o projeto indiano com nossas CV03. Já vi que essas aí são maiores e com foco antisubmarino (duas características que penso fazerm falta às CV03). Alguém tem mais informações sobre o restante dos equipamentos?
O tamanho da criança:
(http://www.naval-technology.com/projects/kamorta-class-asw-corvettes/)
Um navio semelhante a este, modelado sobre o casco Vosper Mk-10 modificado, nem perco tempo c/ o casco da “Barroso”, equipado c/ RAM, PHALANX, mísseis antí navio e tendo espaço e massa suficientes p/ manobrar um helicóptero Sea Hawk, já estaria bom demais.