Kongsberg revela pela primeira vez versão do míssil NSM lançada de submarino
A versão naval lançada de submarino do míssil norueguês NSM (Naval Strike Missile) foi revelada na 13ª Feira Militar do Báltico (BALT-MILITAR-EXPO 2014), realizada em Gdansk, na Polônia.
O míssil é baseado na JSM (a variante especificamente concebida para caber dentro de compartimento de armas do jato F-35 JSF). A Kongsberg com o seu parceiro NAMMO irá projetar um “booster” específico para o lançamento do míssil após sair da água.
O NSM original tem alcance de 200km, mas a Kongsberg quer aumentar o alcance da versão lançada de submarino para mais de 300km, um pouco inferior ao limite do tratado internacional para exportação de mísseis de cruzeiro.
A cápsula do míssil será compatível com o diâmetro padrão dos tubos de torpedo da OTAN (533mm ou 21 polegadas), visando atender o interesse de países como a Noruega, Polônia, Alemanha, Holanda e outros.
Na foto abaixo, a versão terra-mar do míssil, lançada de um veículo transportador.
SAIBA MAIS:
Esse ai causaria menos “prejuízo” estrutural (-$) e demandaria muito menos gambiarras (-$) em nossas Jacas giratórias…
Acho até que os Seahawks são capazes de leva-los.
Mas nós sempre estamos a frente em nossas escolhas rsrsrs
Sapiência, sapiência!!!
Sds.
Esse míssil é igual ao F-35, demais p/ nós!!!
Bão mesmo são os MM-40 remotorizados pela “Encostada” (no Governo Federal), aka Avibrás e aquele seu “primo” avantajado que equipará(?); o Astros 2020.