Parado há mais de cinco anos, navio da USP deve ser doado ao Uruguai

4

Navio oceonográfico Professor W Besnard, atracado no porto de Santos

GIULIANA MIRANDA
EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

ClippingNEWS-PAPrimeiro navio brasileiro a participar de uma operação na Antártida e uma das embarcações com mais história na oceanografia nacional, o Professor W. Besnard deve virar, em breve, propriedade do Uruguai. A reitoria da USP já está analisando a doação para o governo do país vizinho.

Sem condições físicas e de segurança para navegar após ser atingido por um incêndio no fim de 2008, a embarcação, construída em 1966, está parada há mais de cinco anos no porto de Santos.

Desde então, estuda-se o que fazer com o navio que, mesmo parado, gera custos com manutenção e com sua tripulação, que permanece recebendo salário.

Em 2009, a então reitora da USP, Suely Vilela, liberou R$ 2 milhões para o conserto da embarcação. Segundo o pedido de verba feito pelo Instituto Oceanográfico, o dinheiro serviria para reparos e aquisição de equipamentos.

O montante, porém, nunca chegou a ser usado no Besnard. Segundo a assessoria de imprensa da USP, o dinheiro serviu para reformas na embarcação mais nova da USP, o Alpha Crucis, e em equipamentos para um barco menor, o Alpha Delphini.

Apesar de ter usado a verba do Prof. Besnard, o próprio Alpha Crucis também enfrenta problemas.

Em maio, a Folha revelou que o novo navio, que recebeu um investimento de cerca de R$ 23 milhões, com verbas da USP e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), estava parado havia mais de seis meses também no porto de Santos, com problemas para voltar a realizar atividades de pesquisa.

O orçamento oficial da USP prevê gastos de mais de R$ 800 mil com as embarcações neste ano.

Devido ao alto custo da manutenção e do preço que uma eventual obra de reparo (que incluiria refazer todo o quadro elétrico e repor diversos componentes do motor principal), tem ganhado força o movimento para dar uma destinação ao velho navio.

Popa do navio oceonográfico Professor W Besnard, atracado no porto de Santos

CONTROVÉRSIA
Entre as opções de destino do navio estava sua conversão em museu, uma doação e até mesmo um afundamento controlado, para fazer dele um recife artificial.

No entanto, o que prevaleceu foi a vontade de alguns setores, que preferiam a doação para o Uruguai. Fontes ligadas ao Instituto Oceanográfico disseram que a transferência para o Uruguai foi discutida em reunião da congregação do instituto.

A razão da escolha do país vizinho e outros pormenores técnicos não foram explicados pela USP.

A reportagem entrou em contato com o vice-diretor do Instituto Oceanográfico, Michel Mahiques, em busca de esclarecimentos. Após reportagem sobre o estado do Alpha Crucis, ele disse que não falaria com a Folha.

Em maio, no entanto, Mahiques já havia mencionado a predileção pela doação. “Desde 2010, têm sido feitas gestões para um fim nobre para o Besnard e estamos tentando conseguir viabilizar, juridicamente, uma doação”, disse em um e-mail.

A assessoria da USP confirma que a universidade está analisando a doação para o governo do Uruguai.

“Processos desse gênero precisam passar pela aprovação das comissões do Conselho Universitário e, posteriormente, do próprio Conselho Universitário. No momento, a doação do navio está sendo analisada na Comissão de Orçamento e Patrimônio e não há prazo para conclusão do processo”, afirmou.

Apesar da concentração aparente de muita ferrugem e de outros pequenos danos no casco, a USP nega que o navio esteja abandonado.

Professores da USP que preferiram não se identificar criticaram a maneira “sigilosa” como o processo tem sido conduzido. Eles afirmam que, diante da situação de endividamento da universidade, seria difícil viabilizar dinheiro para a reforma do Professor W. Besnard.

A Prefeitura de Santos, que já disse querer ficar com o navio para transformá-lo em museu, afirmou que ainda tem interesse na embarcação e busca recursos e parcerias para viabilizar o projeto.

FONTE: Folha de São Paulo / FOTOS: Davi Ribeiro-Folhapress

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guizmo

Mas o que o Uruguai vai fazer o a embarcação se ela não tem condições de navegar?

Deveriam deixar a Prefeitura de Santos usá-lo como Museu

daltonl

A USP não tem dinheiro para a reforma, mas, o Governo do Uruguai tem então que seja doado e o governo uruguaio
banque a reforma.

Mauricio R.

Sou favorável a opção mais em conta, p/ os combalidos cofres da USP.
Esse papo de “transformar em museu”, no Brasil é quase ficção científica.
Por outro lado transforma-lo em recife artificial tb não sai mto barato, sem contar a hype que as diversas organizações de proteção ambiental irão fazer.

PS: Vingança é um prato que se come frio, a MB poderia alegar algum risco de extrema poluição ao meio ambiente, rebocá-lo p/ Alcatrazes e bala nele!!!

Carlos Alberto Soares

Manda o Na 12 junto …..