FOTOS: NAeL ‘Minas Gerais’ e CT ‘Alagoas’ em Santos-SP, 1981
Fernando “Nunão” De Martini, um dos editores da trilogia Forças de Defesa, já fotografava navios em 1981, quando era garoto. Naquela mesma época, outros integrantes do nosso staff que moravam em Santos-SP, acabaram se conhecendo visitando os mesmos navios e a amizade resultou na criação do Poder Naval e da trilogia anos mais tarde.
Naquela época não conhecemos o Nunão, que acabou entrando bem depois no grupo, mas, com certeza, devemos ter nos esbarrado durante as visitações, pois nunca perdíamos uma.
Nas fotos do fundo do baú, o NAeL Minas Gerais e o contratorpedeiro Alagoas. A data nas fotos indica quando elas foram reveladas, mas a visita ocorreu no final de 1981, provavelmente em novembro, durante a comissão INOPINEX 81, integrando a Força-Tarefa 10, sob o comando do VA Arthur Ricart da Costa, conforme registro no NGB.
Nunão relatou que ficou impressionado na visita com o contratorpedeiro Alagoas com todos aqueles canhões, em comparação com a fragata que também estava no porto.
SAIBA MAIS:
Essa operação, até pelo nome e a proximidade da data (mês de novembro) deve ter se originado direto do fim da DRAGÃO daquele ano.
Pois é, Zé, pelos registros do NGB deve ter sido logo após a Dragão mesmo.
Qual aparelho de celular usou p/ tirar as fotos ??? kkkkkk
Consultando o mesmo NGB, pode ser que tais fotos tenham sido tiradas no mesmo mês em que foram reveladas, já que entre 5 e 15 de janeiro de 82 o Alagoas e o Minas estiveram em Santos, durante a ASPIRANTEX daquele ano!
Lembro de uma passagem do MG em Montevideo… não me lembro a ano. Alguém pode me dizer?
e outra coisa pro NGB o Bucaneiro com ECHO (eh impressão minhaou eh ECHO // ???? )
Sim MO, parece Echo duas barras.
“adrianobucholz 22 de agosto de 2014 at 15:21
Qual aparelho de celular usou p/ tirar as fotos ??? kkkkkk”
Esse aqui:
http://img.bomnegocio.com/images/72/7248126388.jpg
O problema é que, naquela época, eu não conseguia pegar sinal em lugar nenhum… E mesmo que pegasse, não ia adiantar nada porque nunca descobri onde ficava o teclado dele!
Mudando de pato para ganso, ou melhor, para sapo, clicando nas imagens para ampliar, percebi algo que nunca tinha reparado antes (afinal, as fotos em papel são em tamanho pequeno): Nas imagens em que se vê o convoo do Minas Gerais, mais atrás pode se ver o que parece ser um Jet Ranger com parte da pintura em laranja, e ao lado um Sea King em cinza (ao menos é o que me parece). Porém, os helicópteros mais próximos da proa me parecem ser Sapões da FAB, como os que operavam na BAST. Se for isso (e pode não ser,… Read more »
Nunão, na verdade não são sapões, mas helicópteros Esquilo com capa protetora. Veja ampliando a foto a entrada de ar acima da fuselagem.
São Esquilos mesmo (rotor principal tripá e pás que dobram), e novinhos em folha.
Bem reparado, Poggio. O do canto direito da foto parece mesmo estar com as pás penteadas.
A dúvida surgiu porque o que está no meio e mais à frente (na imagem do alto) parece ter só duas pás, como um Sapão, sem estar penteadas.
Prezado FERNANDO, as fotos são história pura. Quando der posta as fotos lá de Ladário. Um grande abraço do MENDES.
Caro Mendes,
Pode ficar tranquilo que não esqueci das imagens de Ladário. Apenas estamos planejando algumas possibilidades mais interessantes para elas. Aguarde um pouco mais.
aldoghisolfi 22 de agosto de 2014 at 15:59 #
Lembro de uma passagem do MG em Montevideo… não me lembro a ano. Alguém pode me dizer?
Aldo, pode ter sido em 1987, ano em que o 14 planejou e efetuou uma operação 200MN tornando uma aposta entre o comandante do Comgar e o Com das operações navais da época, da chance da FAB intercepatar o GT da MB quando este passasse na proa de Osório RS.
Aconteceram varios fatos interessantes nesta operação que mudaram muitas coisas dentro das duas forças.
Grande abraço