Presença da Marinha na III Mostra BID Brasil
Luiz Medeiros – Enviado Especial para Forças de Defesa
A Marinha do Brasil trouxe para a Mostra BID Brasil em seu espaço alguns de seus desenvolvimentos técnicos.
Um modelo do futuro reator do submarino nuclear está exposto em posição central e uma pequena exposição sobre o submarino nuclear brasileiro foi montada já visando o dia em que o evento será aberto ao público geral.
O Instituto de Pesquisa da Marinha (IPqM) apresenta dois produtos importantes, frutos do desenvolvimento deste Instituto, um console desenvolvido pelo IPqM para monitoramento de sistemas de Navio. A aplicação conta com diversas funcionalidades para auxiliar no gerenciamento do navio, como controle de pressão do sistema de água para combate a incêndio, controle do sistema elétrico e podendo ser expandido para receber também outra gama de informações como por exemplo o controle de abertura de fechamento de portas.
Outro interessante desenvolvimento do IPqM é uma aplicação digital para substituição das cartas náuticas em papel. O sistema transmite para uma tela sensível à toque todas as informações de cartas naúticas e pode integrar também outras diversas informações de navegação. Esta aplicação já se encontra em fase de implantação pela Marinha, presente em um dos navios polares da MB.
Alguém sabe informar em que estágio se encontra o desenvolvimento do reator do SNBR ?
Completabilidade da informação.
Local e data (será aberta ao publico),
Ernani,
Assim que estiver disponível, adquira a revista Forças de Defesa 11. Ela deverá responder a maioria dos seus questionamentos.
Abraços
Vale lembrar que já foram desenvolvidos o:
SICONTA MK II – fragatas “Niteroi”
SICONTA MK III – “Barroso”
SICONTA MK IV – NAe São Paulo
SICONTA MK V – NaPa classe “Macae” (a partir da terceira unidade)
“Luiz Monteiro 4 de setembro de 2014 at 23:51 #
Ernani,
Assim que estiver disponível, adquira a revista Forças de Defesa 11. Ela deverá responder a maioria dos seus questionamentos.”
Já comprei!
Se não fui o primeiro, estou entre os primeiros compradores. Não vejo a hora de chegar em minhas mãos !