Navios-patrulha oceânicos da Marinha Italiana passam a ser comandados por capitães-tenentes

9

Passagem comando navios Sirio e Orione - foto 4 Marinha Italiana

Anteriormente, comandos eram exercidos por capitães de fragata nos navios da classe ‘Constellazione 2’

Na terça-feira, 23 de setembro, a Marinha Italiana divulgou nota sobre a troca de comando de dois navios-patrulha oceânicos (pattugliatori d’altura) da classe “Constellazione 2”, o Sirio e o Orione. Pela primeira vez desde o início das vidas operativas desses navios, o comando será exercido por um capitão-tenente (tenente di vascello), e não por um capitão de fragata (capitano di fregata).

Passagem comando navios Sirio e Orione - foto Marinha Italiana

Passagem comando navios Sirio e Orione - foto 6 Marinha Italiana

A passagem de comando deu-se no início do mês. O comando do Sirio foi passado do capitão de fragata Marco Bilardi para o capitão-tenente Leonardo Pietro d’Alessandro. Já no Orione, o capitão-tenente Berardino Amodio sucedeu ao capitão de fragata Simeone Praolini.

Os navios, construídos pela Fincantieri, deslocam 1.500 toneladas, têm 90 metros de comprimento, tripulação de 65 integrantes, e são equipados com convés de voo (convoo), segundo a nota da Marinha Italiana. São especialmente dotados para operações antipoluição marítima, realizando também vigilância de pesca, controle de imigrantes no Estreito da Sicília, cooperações internacionais e outras atividades de patrulha e salvamento.

Passagem comando navios Sirio e Orione - foto 5 Marinha Italiana

Passagem comando navios Sirio e Orione - foto 3 Marinha Italiana

Na ficha técnica da Marinha Italiana, os dados mais precisos informam dimensões de 88,6m de comprimento, 12,2m de boca, deslocamento de 1548,6t, propulsão por 2 motores Wartsila W12V 26XN acoplados a dois eixos com hélices de passo orientável, com potência de 4.320 KW (5.793,21 HP) geração de energia por três grupos geradores de 750 KVA acionados por motores Isotta Fraschini (potência máxima contínua de 600 KW), velocidade de 22 nós, autonomia de 3.300 milhas náuticas a 17 nós e armamento de 2 metralhadoras 25/80. Podem embarcar helicóperos dos tipos AB-212 ou NH-90. As respectivas fichas técnicas citam 72 tripulantes para o Sirio e 61 para o Orione. O indicativo do Sirio é P 409, enquanto o do Orione é P 410.

Passagem comando navios Sirio e Orione - foto 7 Marinha Italiana

Passagem comando navios Sirio e Orione - foto 2 Marinha Italiana

FONTE / FOTOS: Marinha Italiana (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em italiano)

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments