Saab fará revisão no submarino HMS ‘Halland’ da Marinha Sueca
Nesta segunda-feira, 29 de setembro, a empresa sueca Saab divulgou nota sobre informando que fará a revisão do submarino HMS Halland da Marinha Sueca, no período 2014-15. Esse trabalho faz parte de uma carta de intenções relacionada às capacidades subaquáticas das Forças Armadas Suecas, anunciada em 9 de junho deste ano, e foi concedido pela FMV (administração sueca de material de defesa). O valor informado é de 130 milhões de coroas suecas, equivalente a cerca de 18 milhões de dólares, ou 44 milhões de reais.
Esse tipo de trabalho de revisão, realizado a cada seis anos, inclui todas as medidas necessárias para garantir a disponibilidade operacional do submarino, e o contrato inclui a definição de futuras necessidades de manutenção, o que tem potencial de resultar em trabalhos adicionais a serem contratados separadamente, no período.
Ainda segundo a nota, a revisão será realizada no estaleiro da Saab Kockums em Karlskrona, que é uma área de negócios da Saab. Segundo a ficha técnica divulgada pelas Forças Armadas da Suécia sobre os submarinos (três no total) da classe “Gotland” à qual pertence o Halland, os mesmos foram incorporados em meados da década de 1990, tendo 60,4 metros de comprimento, 6,2m de boca, deslocamento de 1.600 toneladas em imersão, e propulsão diesel-elétrica (os dois motores diesel são MTU) acoplada a um eixo, que permite velocidade de cerca de 10 nós na superfície e 20 nós em imersão.
Os submarinos classe “Gotland” também são dotados de sistema de propulsão independente da atmosfera (AIP) Stirling, com 2 motores do tipo, e seu armamento inclui torpedos pesados para ações contra navios e torpedos leves para defesa contra outros submarinos. A profundidade de operação divulgada é de 150 metros e a tripulação é de 35 integrantes.
FONTE: Saab (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)
FOTOS (e informações técnicas): Forças Armadas da Suécia
VEJA TAMBÉM:
- Saab e ThyssenKrupp assinam acordo
- Há 100 anos um ‘Peixe-Espada’, parente de ‘Foca’, era lançado na Suécia
- Revista Forças de Defesa número 11
- Submarino RSS Archer de Singapura é batizado na Kockums
- A US Navy precisa de submarinos convencionais
- Especialista defende a adoção de submarino convencional pela US Navy
- Vale a pena ler de novo : Submarinos: A Visão da Marinha
- Série 100 anos de submarinos alemães