Marinha Indiana recebe quarto e último OPV da classe ‘Saryu’
A Marinha Indiana comissionou o INS Sumitra (P59), quarto e último OPV (Offshore Patrol Vessel) da classe “Saryu”, no dia 4 de setembro. A Marinha Indiana diz que 90% do navio localmente projetado é de origem autóctone. Ele desloca 2.200 toneladas e tem comprimento de 105 metros.
O navio, construído pelo Goa Shipyard Limited (GSL), custou US$116 milhões e é propulsado por motores diesel SEMT Pielstick fabricados sob licença, que lhe proporcionam uma velocidade máxima de 25 nós, alcance de 3.240 milhas a autonomia de oito semanas sem reabastecimento. É capaz de embarcar um helicóptero.
A tripulação é de 114 membros, incluindo 9 oficiais. O armamento consiste de um canhão Oto Melara 76/62 Super Rapid de 76mm, dois canhões de defesa aproximada (CIWS) AK-630M russos e seis lançadores de chaff.
A suíte eletrônica de projeto local é composta da Sanket Mk III Electronic Support Measure e Israel Aerospace Industries ELK 7036 Communication Intelligence systems.
O GSL também está construindo seis OPVS similares para a Guarda Costeira Indiana por 18 bilhões de rúpias indianas, com entregas começando em outubro de 2015 e terminando dois anos depois.