Marinha Russa recebe seu primeiro helicóptero Ka-52KM de ataque naval
Nikolai Novichkov, Moscou
Foi anunciado que a Marinha Russa recebeu seu primeiro helicóptero de série Ka-52KM da Russian Helicopters.
O helicóptero foi construído sob encomenda de suprimento de defesa nacional para 32 helicópteros de ataque naval Ka-52KM que estão sendo fabricados pela companhia de aviação Progress em Arsenyev. O primeiro helicóptero foi entregue em 24 de setembro.
Uma fonte da indústria de defesa russa envolvida na execução do programa dos navios porta-helicópteros de assalto anfíbio (LHD) da classe “Mistral” para a Marinha Russa disse ao IHS Jane’s que três Ka-52KMs serão construídos antes do final deste ano. Depois, mais 13 helicópteros deverão ser construídos durante 2015-2016 para embarque no Vladivostok e no Sevastopol, os dois primeiros de LHD: oito aeronaves Ka-52KMs em cada um.
Os restantes dezasseis helicópteros Ka-52KM serão destinados para a terceira e quarta embarcações da classe “Mistral” se for tomada a decisão de construí-las. No entanto, se a encomenda não for emitida para a construção destes dois navios, os helicópteros ainda serão construído para a Marinha Russa.
De acordo com Sergey Mikheyev, projetista geral da Kamov, o Ka-52KM foi projetado para ser usado em qualquer plataforma no mar, não somente nos LHDs classe “Mistral”. Por exemplo, testes foram realizados para a compatibilidade do Ka-52K com a classe Udaloy (Project 1155) de destróieres, com um Ka-52 totalmente equipado pousando no Vice-Almirante Kulakov.
Como as armas transportadas pelo Ka-52 Alligator da Força Aérea Russa, o Ka-52KM pode ser armado com dois mísseis antinavio Kh-35, com alcance de 300 km, ou dois mísseis Kh-38 ar-superfície, com alcance de 40 km.
FONTE: IHS Jane’s Defence Weekly / Tradução e adaptação do Poder Naval