Taiwan apresentará plano de construção de submarinos aos EUA
Taipei, 01 de outubro (CNA) – Taiwan vai apresentar um plano para construir submarinos autóctones na próxima Conferência da Indústria de Defesa Estados Unidos-Taiwan e reafirmar sua resolução em auto-defesa, disse o ministro da Defesa Yen Ming nesta quarta-feira.
Respondendo a perguntas em comissão do Legislativo de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Yen disse que uma delegação de Taiwan vai aos EUA, a ser liderada pelo Vice-Ministro da Defesa Chiu Kuo-cheng, também vai tocar em contratos de defesa dos EUA, durante as reuniões a portas fechadas.
A empresa aeroespacial estatal de Taiwan, Aerospace Industrial Development Corp, vai participar da conferência, disse Yen.
Taiwan está ponderando se vai reforçar as suas capacidades de defesa com a compra de submarinos dos EUA ou construí-los por conta própria usando a tecnologia fornecida por Washington, disse Yen.
De qualquer maneira, Taiwan vai precisar de apoio dos EUA, disse ele, embora tenha acrescentado que outros países democráticos estão sendo incentivados a trabalhar com Taiwan sobre a questão.
Atualmente, Taiwan tem quatro submarinos – dois de 70 anos de idade construídos nos EUA da classe “Guppy”, que são usados apenas para treinamento e dois submarinos de construção holandesa, que servem como principal força de submarinos de batalha da Marinha.
FONTE: focustaiwan.tw / Tradução e adaptação do Poder Naval
NOTA DO PODER NAVAL: como os EUA não produzem mais submarinos de propulsão convencional há anos, é mais provável que os EUA financiem a produção dos novos submarinos em outro país, como a Alemanha. Mas a China continuará fazendo pressão diplomática para que Taiwan não tenha acesso a essas e outras armas.