Marinha de Guerra do Peru confirma a aquisição de cinco helicópteros SH-2G Super Seasprite

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SH-2G Super Seasprite NZ

A Marinha do Peru materializou através do Canadian Commercial Corporation, a aquisição de cinco helicópteros Kaman SH-2G Super Seasprite. O valor da transação, como nós antecipamos na FDS No. 430 (fevereiro de 2014), representa um investimento de US$ 80 milhões. Esta aquisição foi aprovada em 23 de novembro de 2013, ao ser emitido Decreto Supremo N ° 013 – assinado pelo presidente, Ollanta Humala, – o qual declarou de interesse nacional o Processo de Contratação – Código SNIP No. 251575 – para ” Recuperar as capacidades operacionais dos Helicópteros Leves de Superfície na Base Naval de Callao “e autorizou a emissão, ao MINDEF, dos atos necessários para formalizar a contratação.

Como já foi confirmado, o contrato inclui, além de peças de reposição, manuais e assistência técnica, um número não revelado de balizas acústicas e mísseis AGM-65 Maverick . A médio prazo, poderiam ser comprados – dependendo dotação orçamental – mísseis antinavio AGM-119 Mk-2 Mod 7 Pinguim ,com mais de 35 km. de alcance.

O SH-2G Seasprite Kaman um helicóptero anti -submarino (ASW) de ataque ,com um comprimento de 15,9 m, altura de 4,5 m. e um diâmetro de rotor de 13,4 m. É propulsado por dois turbinas General Electric T700-GE-401/1723 HP 401C, o que lhe confere uma velocidade máxima de 256 kmh. e um cruzeiro de 220 km / h. O peso máximo de decolagem é de 6.120 kg. e carga de cerca de 1,990 kg. Seu alcance é de 890 milhas náuticas e o seu teto habitual de serviço é de 3.000 metros. (Alejo Marchessini, Correspondente do Grupo Edefa em Lima ).

FONTE: defensa.com

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daltonl

Os 5 pertenceram à Real Marinha da Nova Zelândia que
já está adquirindo outros 10 do mesmo tipo, dos quais 8 entrarão em serviço e 2 serão usados como fonte de peças para os demais.

Oganza

“Seu alcance é de 890 milhas náuticas”

é isso mesmo? 890 Mn da +/- 1.650km.

daltonl

890 milhas náuticas seriam 890 x 1,852 = +/- 1650 kms
então estaria correto SE não fossem outras fontes dando
450 milhas náuticas o que resultaria em +/- 830 kms o
que parece-me mais condizente.

na wikipedia o alcance dado é de 540 milhas náuticas
pode ser uma inversão de 450, mas, em ambos os casos o alcance é próximo de 1000 kms.

Oganza

Dalton

Acho que é isso mesmo, o valor deve ser algo entre 830 e os tais 890 km.

Eu pulei para trás aki quando vi esse valor, ainda mais em um heli pequeno desses… na verdade esse valor é superlativo para qualquer heli que não tenha capacidade REVO.

Nem o Sikorsky S-97 Raider vai chegar a isso. Estão falando em algo como 1.350 km, o que já é uma façanha para um heli, que apesar de seus mínimos 11m de comprimento, integra a tal X2 Technology… é esperar.

Grande Abraço.

Carlos Soares

Caro Lynx

comentários ?

Colegas que tenham informações sobre Hélis, aguardo comentários ………

Abraços

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Se o Perú compra usado, a Argélia compra novo:

(http://www.flightglobal.com/news/articles/New-Algerian-Super-Lynx-nears-delivery-404740/)

Fernando "Nunão" De Martini

Carlos, Os dados sobre alcance me parecem exagerados ou de alguma configuração específica de carga que pode não condizer com as mais comuns para ASW. Vale dizer que essa família de helicópteros, apesar de oferecer bastante pelo seu porte relativamente modesto, cedeu lugar na Marinha dos EUA ao Seahawk, há um bom tempo, justamente porque era necessário melhor desempenho em varios parâmetros (principalmente tempo de missão e margens de segurança) que só uma aeronave maior como o Seahawk era capaz de atender, apesar das boas qualidades do Seasprite. Não sei os dados (e não estou com tempo de procurar a… Read more »

lynx

A notícia não diz grande coisa e ainda embola os dados de desempenho do He. Segundo o Dalton, seriam usados da RNZN. Não sei em que estado se encontram e nem quais os equipamentos possuem (não pesquisei), de modo que é difícil opinar. O armamento é bom. Obviamente que o alcance de 890 MN não casa com as velocidades mencionadas. Na máxima teria autonomia de 6,5 horas e na de cruzeiro, 7,4 horas. Claramente impossíveis. Para essa classe de helicópteros, com esse motor, eu apostaria em algo na casa de 350 MN de alcance. Palpite. O Super Sprite ainda está… Read more »

lynx

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Se o Perú compra usado, a Argélia compra novo:

(http://www.flightglobal.com/news/articles/New-Algerian-Super-Lynx-nears-delivery-404740/)
Esse modelo é a referência para a modernização dos nossos Super-Lynx. Com mudanças nos equipamentos de missão.

daltonl

Lynx…

os 10 “novos” da Nova Zelândia são aqueles que a Austrália desistiu, não estão mais no mercado.

Os 5 que pertenceram a Nova Zelândia estão sendo modernizados no Canadá mas não encontrei o teor da
modernização.

abraços

aldoghisolfi

============================================= FONTE: as.org/man/dod-101/sys/ac/sh-2.htm Type Shipboard ASW and anti-ship helicopter Program Summary Manufacturer Kaman Aerospace Crew three (2 pilots + 1 aircrew) Passengers up to 8 fully armed troops Weapons On outriggers on the fuselage side, the SH-2G can carry 2 x Mk.46 ASW torpedo 2 x Mk.50 ALWT torpedo Mk.11 depth charge 2 x Penguin anti-ship missile 2 x Maverick 2 x Sea Skua anti-ship missile Hellfire missiles 2.75 inch rockets Power plant 2 x General Electric T700-GE-401 turboshafts Power 2 x 1285 kW (1723 shp) contingency rating; 2 x 1690 shp for 30 minutes maximum 2 x 1437 shp… Read more »

MO
Oganza

MO,

eu sei que é pedir muito, mas o Sr. tem que descobrir o pq de todo navio que entra ai em Santos(?), entra navegando de “salto alto”.

Olha só o Maestra Caribe… rsrsrs está na ponta dos dedos rsrsrs

Grande Abraço.

MO

o maestra caribe era a primeira vgm dele logo aposaquisição pelo armador e ser nacionalizado ( so fazia cabotagem e o movimento de cabotagem eh dominanado pela hamburg sud (aliança – no caso de container)

ele veio a ssz em vgm para carregamento estava realmente totalmente vazio

Oganza

Pois é MO, mas em mar aberto, mesmo vazio ele não navaga assim. Ou navega? Não fica instável?

Ai no porto, “todo mundo” entra na ponto dos dedos, será que é calado do porto ou mais uma segurança de prache?

Nossa, muita pergunta.

Grande Abraço.

MO

sim, navega, ele esta lastrado

em portos elesnavegam devagar devido as normas de segurança da navegação e para nao ocasionar danos a outras embarcações atracadas e ou fundeadas e/ou equipamentos portuários e afins, i,agine um bixo deste carregado com 29.000 t em media (este ai) de deslocamento navegando a 15 nos m um canal estreito, imagine, por exemplo a marola que fara ira partir cabo de todo mundo tracado e provocar acidentes …

Oganza

Blz… vlw… ia ser um pãdemonio, mas seria engraçado tb… – Todos… vão buscar os “barquinhos” de volta. Já ouvi falar desse lance da marola. Lá no Pará uma vez colocaram uma balsa tipo catamarã fazendo a linha Belém-Macapá… ela fazia a viagem em 1/4 do tempo, mas ai teve protesto dos ribeirinhos que a marola tava virando canoa e derrubando gente de embarcações menores. Reduziram a velocidade. Dai a empresa dona da balsa (a REICON, vc conhece?) teve que retira-la, pois só conpensaria manter a linha com x viagens por semana e com a velocidade reduzida, não daria para… Read more »

joseboscojr

O Maverick tem uma desvantagem relativa ao software que não permite que seja lançado no modo LOAL. Ele só opera no modo LOBL, tendo que travar no alvo antes de ser lançado. Isso se deve a ele ser uma versão de um míssil antitanque da década de 70 e por algum motivo que foge ao meu conhecimento, não houve intenção de integrar a capacidade LOAL as versões posteriores. Acaba que apesar de ter um “shape” semelhante ao do Penguin, ele tem um alcance bem menor, já que é limitado pela sensibilidade do seeker de formação de imagem. Já o alcance… Read more »

Carlos Soares

Nunão e demais Colegas, obrigado.

Não conhecia esse Héli.

Tabém dei uma pesquisada.

Cheguei a uma conclusão:

Pelo preço, mal negócio.

Manutenção em geral e reposição de peças já tem limitações.

Compra-se melhor pelo mesmo preço.

Os Chilenos devem estar as gargalhadas.

Por supuesto.

Oganza

Bosco, “e por algum motivo que foge ao meu conhecimento, não houve intenção de integrar a capacidade LOAL as versões posteriores.” Foram vários os motivos, mas acho que posso colocar como principais a entrada em serviço do Apache/Hellfire e que na época, início dos anos 80, ainda imaginava-se a entrada em serviço do míssil AGM-124 WASP, o primeiro com radar de ondas milimétricas. Tal míssil foi projeto pela antiga Hughes e seria instalado em casulos com 6 tubos de dois mísseis cada. F-16 e Harrier levariam 2 casulos (24 mísseis), já o A-10 poderia levar 4 casulos (48 mísseis). Mas… Read more »

joseboscojr

Oganza, É até compreensível que as versões antitanques (A, B, D) usem o método LOBL já que o míssil poderia trancar num alvo errado e até num alvo civil,já que a tecnologia da época era precária e não permitia uma identificação mais segura, mas um míssil antinavio não tem esse problema. A versão F desenvolvida na década de 80 já poderia ter sido habilitada à operação LOAL, o que iria no mínimo dobrar o alcance, passando de 15 para 30 km. Só isso já deixaria o Maverick F com capacidade OTH. Claro, provavelmente haveria de ser revisto além da capacidade… Read more »

joseboscojr

O comando humano é complicado quando combinado com mísseis velozes e alvos pequenos, que são identificados muito tardiamente.
Um Maverick com data-link de banda larga, que mandasse imagens para o operador não seria muito eficaz tendo em vista que o míssil é quase supersônico e não daria muito tempo de reação ao operador humano quanto à seleção de alvos ou ao abortamento da missão.
Mísseis que usam o método man-in-the-loop, com data-link de banda larga de duas vias, usado contra blindados ou outros alvos táticos de pequenas dimensões, em geral têm velocidade na faixa de 150 m/s

Oganza

Bosco, mas eu acho que é isso mesmo. Com a “mudança” dos cenários e de inimigo os requerimentos mudaram. Não estou dizendo que estão certos ou errados. O próprio WASP seria levado em números de um mínimo de 24 😮 … era tudo pensado para contrapor o apocalíptico avanço de blindados do Pacto de Varsóvia. Pessoalmente acho que o JAGM vai levar o farelo e os americanos vão ficar com o Brimstone 2, pois acabariam sendo sistemas sobrepostos. Assim como a USN adotou o Pinguin e provavelmente adotará o JSM tb. Eu gosto muito do Maverick, está pra mim no… Read more »

Oganza

Bosco,

mas eles de fato não tem uma arma da mesma classe para uma situação com janela de tempo crítico por exemplo.

Sds.

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Fotos de Maverick.

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Fotos de Maverick sendo disparados de F/A-50:

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2014/10/fa-50-firing-agm-65g-pics.html)

PS: Aos editores, favor deletar o meu post das 16 de outubro de 2014 at 12:06 #; faltou o link.

joseboscojr

Oganza, A arma de “tempo crítico” mais adequada é o AARGM, da USN/USMC, lançada pelos F-18. Com alcance de uns 150 km e velocidade de pico de Mach 3 e orientação terminal por “radar passivo” combinado com radar ativo de onda milimétrica o AARGM é muito mais que um míssil anti-radar. Seu sistema de radar ativo é semelhante ao do Longbow e ele pode engajar no modo LOAL uma séria de alvos não irradiantes, como lançadores de foguetes, baterias de mísseis antiaéreos, lançadores de mísseis sup-sup, obuseiros, etc. O AARGM é a carta na manga dos americanos contra alvos de… Read more »

Oganza

Bosco,

é verdade, tinha me esquicido dele, mas acho que foi pelo fato dele ser muito sofisticado e caro, talvez por isso não o coloquei na “minha” lista de possíveis armas “pé de boi” 🙂

Vlw… Grande Abraço.

Julio Augusto

Saudações a todos,

Segue o link de um off-topic interessante.

http://www.lockheedmartin.com/us/products/compact-fusion.html

A Lockheed Martin demonstrando um conceito de um reator baseado na fusão nuclear.

“Nuclear fusion is the process by which the sun works. Our concept will mimic that process within a compact magnetic container and release energy in a controlled fashion to produce power we can use.”

“A REACTOR SMALL ENOUGH TO FIT ON A TRUCK COULD PROVIDE ENOUGH POWER FOR A SMALL CITY OF UP TO 100,000 PEOPLE”

Oganza

MO,

como um navio “chapado” é MUITO MAIS BONITO de se ver, parabéns.

Grande Abraço.

joseboscojr

Só pra ilustrar o quão importante é a capacidade LOAL no alcance de um míssil. O Maverick D tem alcance cinemático máximo em torno de 40 km. Ou seja, se lançado de grande altitude (10.000 m) de uma aeronave a grande velocidade (1000 km/h) ele atingiria um ponto no solo cerca de 40 km do ponto de lançamento. Seu seeker de formação de imagem IR consegue detectar e travar em possíveis alvos táticos (carros de combate, por exemplo) a uns 15 km de distância, mas só pode identificá-los a uns 8 km. Como em geral as regras de engajamento obrigam… Read more »