Suecos investigam presença de submarino estrangeiro perto de sua capital

10

corveta HMS Visby - foto Forças Armadas da Suécia

Submarino estrangeiro estaria operando no Arquipélago de Estocolmo, do qual faz parte a capital da Suécia, o que levou ao acionamento de navios, helicópteros e outros meios para investigar

Desde sexta-feira, 17 de outubro, uma operação de inteligência está sendo realizada no Arquipélago de Estocolmo (onde está a capital da Suécia), pois até o momento é caracterizada como “de credibilidade” uma informação recebida de que um submarino estrangeiro estaria operando na região. Por conta disso, foi decidido pelas Forças Armadas da Suécia aumentar o número de unidades  com maior capacidade de sensores na área, como navios e helicópteros, assim como a presença de militares de regimentos anfíbios e da guarda nacional.

Detalhes a respeito não puderam ser divulgados, além de notas e fotografias de unidades navais suecas em caráter ilustrativo, por razões operacionais, de modo a não revelar o que se sabe ou as formas de atestar as informações, caso se comprove que realmente há operações de submarinos estrangeiros na área. Isso para que um eventual oponente não seja capaz de se adaptar, conforme alguma nota divulgada lhe traga informações úteis sobre como trabalham os suecos para localizar esse tipo de ameaça.

corveta HMS Nykoping - foto Forças Armadas da Suécia

Foi enfatizado, porém, que as atividades suecas em curso após o recebimento da informação sobre um submarino estrangeiro não são do tipo ASW, ou guerra antissubmarino, e sim atividades com ênfase em coleta de informações e análise – ou seja, de  inteligência.

FONTE / FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Forças Armadas da Suécia

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments