Fotos do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico ‘Vital de Oliveira’ em construção na China
Confira as fotos do lançamento ao mar do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” em Xinhui, na China.
O navio teve seu batimento de quilha realizado no dia 16 de outubro de 2013, e sua entrega à Marinha do Brasil está prevista para maio de 2015. Sua construção está sendo acompanhada pelo Grupo de Fiscalização da Construção, Apoio Técnico e Administrativo, sediado na China.
O navio será empregada em pesquisas científicas para caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental das áreas oceânicas estratégicas do Atlântico Sul. O navio contará com equipamentos científicos de ponta e, além de sua tripulação qualificada, poderá embarcar mais 40 pesquisadores para desenvolver pesquisas no mar.
O NPqHo “Vital de Oliveira” tem como características básicas de projeto:
- Comprimento total: 78 m;
- Boca: 20 m;
- Calado: 4,8 m;
- Deslocamento: 3.500 t;
- Velocidade máxima mantida (VMM): 12 nós;
- Velocidade econômica de cruzeiro (VEC): 10 nós; e
- Autonomia: 60 dias.
FOTOS: Marinha do Brasil
É mesmo “sui generis” este nosso país!
De um lado temos a EMBRAER apresentando o KC-390, projetado e feito aqui para a FAB
De outro lado um estaleiro chinês apresentando um NPqHo feito lá para a Marinha do Brasil.
Parece um antagonismo, um senso e contrassenso, um “enxuga gelo”, “uma lesma que sobe um pouquinho e escorrega um pouquinho”.
Impossível de entender essa “lógica”, difícil de aceitar essa situação!
Como teria dito aquele ilustre economista: “É como jabuticaba, só existe no Brasil”.
O navio tem uma proa beeeemmmm robusta, gostei…. pelo jeito deve aguentar bem o mar agitado…
por que a bandeira da Noruega ??
wwolf22,
A empresa ASK Subsea AS da Noruega (acho que Russa com escritório na Noruega) foi contratada para o projeto em 2013, até onde sei. Não sei se do navio todo ou de parte dele ou so de sistemas.
Abraços
uia descobriram que AHTS´spodem ser vaias coisas incruzivel Pq Ho …. imagina quando se tocarem que pode ser tbm POc …
O Brasil comprou, a Noruega projetou e a China fabricou…. eita mundo globalizado…
Aproveitando o “gancho” da matéria sobre o submarino alemão encontrado, vale lembrar que houve um
Vital de Oliveira durante a II Guerra Mundial, um navio
hidrográfico e também navio auxiliar afundado por submarino alemão em 1944 com grande perda de vidas.
MO 24 de outubro de 2014 at 11:05 #
Pois é MO, quando descobrirem isso a China vai “fazer carnaval” de tanto PqHo que vão fabricar para o Brasil!
ah sim, mas detalhe tambem construimos (sob licensa) destes por aqui, creio que por um preço algumas vezes amais, claro ….
MO 24 de outubro de 2014 at 16:10 #
Então MO, mesmo sendo algumas vezes mais caro, seria mais caro em R$, mas que empregariam brasileiros e R$ que não sairiam daqui.
Já em US$ sai tudo!
Além do conhecimento que vai se esvaíndo, não raro com a total perda do mesmo.
E se não gastarmos aqui, com coisas como a produção de navios, a graninha que se econimiza pode sempre ir parar no “bolsinho do ademar”.