Marinha de Taiwan testa dois mísseis antinavio Sub Harpoon lançados de submarino
A Marinha de Taiwan testou com sucesso dois mísseis anti-navio Sub Harpoon lançados de um submarino, no primeiro desses exercícios, depois que as armas foram adquiridas dos Estados Unidos, informou a imprensa local em 19 de outubro.
Os mísseis Sub Harpoon foram lançados a partir do submarino Hai Hu (Sea Tiger), um submarino convencional de construção holandesa, durante um exercício, informaram o Liberty Times e do United Daily News, citando fontes navais não identificadas. A Marinha de Taiwan começou a receber os mísseis no ano passado para armar dois submarinos.
Os mísseis, que têm um alcance de 150 milhas náuticas (278 quilômetros), vão aumentar as capacidades de ataque dos dois submarinos anteriormente armados apenas com torpedos com alcance limitado, comentaram as fontes navais. O Ministério da Defesa se recusou a comentar a notícia.
Taiwan, que já tem mísseis Harpoon instalados em fragatas e aviões de combate F-16, encomendou os mísseis lançados por submarinos em 2008, como parte de uma compra de US$ 6,5 bilhões em armas, o que provocou fortes protestos de Pequim. O acordo também incluiu mísseis interceptores avançados Patriot e helicópteros de ataque Apache.
Os laços entre Taipei e Pequim têm melhorado significativamente desde Ma Ying-jeou do partido Kuomintang, amigo da China, chegou ao poder em 2008, prometendo impulsionar as relações comerciais e permitir que mais turistas chineses visitem a ilha. Ma foi reeleito em 2012.
Mas Pequim ainda vê a ilha como parte do seu território aguardando a reunificação, pela força se necessário, mesmo que Taiwan tenha governo próprio desde 1949, no final de uma guerra civil.
A China tem repetidamente ameaçado invadir Taiwan caso a ilha declare independência formal, levando Taipei a buscar armas mais avançadas, em grande parte dos Estados Unidos.
FONTE: Business Standard