Peixes fora d’água!
Um momento raro capturado em 11 de novembro de 2014 na Base Naval de Den Helder, na Holanda, com três submarinos da classe “Walrus”, Bruinvis, Dolfijn e Zeeleeuw no sychrolift daquela instalação. Fotos de Ron Damman
COLABOROU: José da Silva, do www.naviosbrasileiros.com.br
Que fotos sensacionais !!! a classe Walrus passa atualmente por um grande processo de modernização, é uma pena não vermos o mesmo acontecendo no nosso arsenal ….
John Paul Jones, não entendi sobre “não vermos o mesmo acontecendo no nosso arsenal”.
Só se for em relação a não se fazer isso com três submarinos ao mesmo tempo ou uso de syncrolift para tirá-los da água para manutenção e modernização no AMRJ.
Outro dia mesmo publicamos matéria sobre a entrada do Tamoio em PMG e modernização na Oficina de Submarinos do AMRJ, trabalho pelo qual já passou o Tapajó e que, até onde sei, acabou de passar o Tupi.
Com certeza Nunão, para voce entender melhor então: o Tamoio entrou em PMG após ficar um ano e meio parado, sem ir para o mar aguardando recursos financeiros (inexistentes) para este PMG, aliás só saiu da agua porque continuará aguardando recursos para inicia-lo somente em 2015 … O Tupi está atrasado em mais de um ano este PMG que começou se me recordo bem em 2010 …. e só sairá em 2015 também … Ou seja, é igualzinho a Holanda, eu conheço bem Den Helder meu amigo e posso lhe afiançar que seria um sonho o Arsenal ter a capacidade… Read more »
Fernando “Nunão” De Martini 15 de novembro de 2014 at 12:50 #
Armando 15 de novembro de 2014 at 15:09 #
Agora quem não entendeu fui eu, permitam-me a praticipação.
Quer dizer que o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro já teve capacidade parecida com essa daí, com esse tal de syncrolift e agora não tem mais?
o Arsenal nunca teve capacidade com sincrolift, aliás o Arsenal não é o tipo de estaleiro que deva usar um equipamento do tipo ship lift (syncro lift é uma marca que faliu a alguns anos atras), para se ter um ship lift é necessário uma area de parqueamento como a Base Naval de Aratu ou um estaleiro civil como o Atlantico Sul. Quando eu falei em capacidade é que nos anos 80 o Arsenal tinha pessoal qualificado, oficinas e estrutura para reparar ou modernizar 03 submarinos ao mesmo tempo. Somente para comparar, antigamente o CAAOC reparava os periscopios dos submarinos… Read more »
John Paul Jones, mas a nova base em Itaguaí-RJ terá essa capacidade, não é?
John Paul Jones, entendi agora o seu ponto. O que havia entendido é que atualmente não se visse submarinos em modernização no AMRJ, simplesmente, e não a comparação mais profunda de capacidades de ontem e de hoje do arsenal. De fato, a capacidade do AMRJ hoje é menor do que era décadas atrás, pois houve uma grande perda de pessoal, equipamentos se desgastaram ou ficaram ultrapassados, diminuindo o rendimento e produtividade, e aparentemente piorou bastante a tradição de verbas de manutenção a conta-gotas ou em arroubos de fim de ano. A quantidade de submarinos aguardando a oportunidade de entrar em… Read more »
Pois é, concordo com voce, em qualquer força de submarinos do mundo o numero magico é 03: um operando, um em transito e um em manutenção e não é o que está acontecendo lá, se voce olhar bem para as fotos verá que temos 03 submarinos em diferentes estagios de manutenção pela própria pintura, como a Marinha da Holanda é uma das mais profissionais que eu conheci eu acho que neste caso eles superporam os periodos de manutenção para minimizar a indisponibilidade como vc colocou acima. Lembro-me de uma foto do NOMAR da MB da decada passada em que parece… Read more »
JPJ… a foto que vc viu na “NOMAR” não seria do Toneleros com os 4 Tupis ? Esta foto com 5 submarinos é relativamente bem conhecida. Como o Tikuna foi incorporado em dezembro de 2005 e já iniciado o PMG dos Tupis parece-me difícil uma foto com os 5,mas, não tenho certeza. Também uma foto com os 4 Tupis navegando não significa que os 4 estejam todos no mesmo grau de disponibilidade, pode ser que um recém tenha saído de um período de manutenção e outro esteja para entrar e outro ainda esteja em fase de treinamento pós-manutenção…pode bem ser… Read more »
Vídeo em homenagem ao JPJ 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=6fKOmQgJaVo
Os submarinos batavos impressionam, ainda mais com os lemes horizontais na posição que estão em relação à vela, lembrando alguns submarinos nucleares americanos.
Também lembram a classe Gotland sueca.
Gostei também do A836 que está atracado ao fundo na segunda foto de riba pra baixo.
GUPPY, os submarinos da classe Walrus foram baseados no Albacore americano.
Acho interessante os planos de mergulho em X, na popa.
Poucos designs de submarinos seguiram essa tendência.
“Gostei também do A836 que está atracado ao fundo na segunda foto de riba pra baixo.”
A Marinha do Perú, que comprou esse navio tb.
mais alguns anos e somente vao restar um ou dois operacionais e quando os Scorpene entrarem, os demais vao ser descartados acabando a Marinha no fim da proxima decada com 4 Scorpene e o casco inacabado de um submarino nuclear.
É verdade …, a foto era com um oberon pois o Tikuna foi lançado em 2005 acho eu, de qualquer forma não justifica em termos de planejamento 100% de disponibilidade, pode acreditar. A história dos Walrus é muito interessante, o projeto deles serviria de base para um submarino nuclear, eles tem 03 conveses e são muito grandes, no entanto comercialmente a Holanda tomou um “aperto” da China quando vendeu os submarinos para Taiwan e como a Holanda é uma pais fundamentalmente comercial tomaram a decisão de não prosseguir com este projeto, pelo menos foi o que me contou um oficial… Read more »
ha ha ha ha o video do JPJ.
JPJ também pode ser o lendario baixista do LED Zepellin !!! uhu ….
Galante, obrigado pela info.
Maurício, a Marinha do Perú comprou exatamente o A836? As fotos são bem recentes, 14/11/14 segundo o texto do post.
JPJ, deixa o MO ler que submarinos podem passar raspando os parentes dele do Báltico e Mar do Norte, rsrs.
Guppy…
só no início de 2015 o A 836 será definitivamente entregue à Marinha peruana.
abraços
Thanks, Admiral Dalton. Agora sim, a info do Maurício fez sentido para mim.
Gol de placa do Perú com essa compra mas, além de ser fora do tópico, há um post aqui no PN sobre essa aquisição.
Abraços
Estou um pouco atrasado na discussao, porem acredito que nos 2 pontos colocados pelo Nunao para 75% da frota de subs da Holanda estar em seco, poderiamos acrescentar um. Talvez Holanda esteja antecipando algo futuro do qual desconhecemos. Neste caso, passariam de 25% para 75% num momento de necessidade. Estive na Holanda em julho, cheguei exatamente no mesmo dia em que o MH370 havia sido abatido. O cilma por la estava tenso e, pela minha impressao, os holandeses me pareceram estar anos luz a frente de qualquer outro povo que ja conheci. Nao acredito em falha de planejamento. Na minha… Read more »
Blind Man’s Bluff,
Muito interessante a terceira opção que você colocou. Faz bastante sentido, se pensarmos numa situação que leve a acelerar planos para aumentar a capacidade e disponibilidade.
Pode até ser…mas…parece-me que foi a falta de verbas mesmo complicada pela aquisição do F-35 e o Partido Trabalhista defendeu a ideia de abolir a força de submarinos tão logo os Walrus alcançassem o fim de suas vidas úteis. Agora, ao menos por enquanto, a ideia é substituir os Walrus a partir da próxima década pois essa sobrevida deverá garantir “apenas” outros 10 anos para cada submarino e o primeiro deles retornará ao serviço ano que vem…até cerca de 2025. De qualquer forma os 3 submarinos vistos nas fotos não retornarão ao serviço ao mesmo tempo e o próprio Walrus… Read more »