Ex-Georges Leygues agora é parte de quebra-mar da Escola Naval Francesa
A foto acima, do início de novembro, foi divulgada na quinta-feira passada (13/11) e mostra a barcaça Telenn Mor realizando a faina denominada “embossage” do casco da desativada fragata antissubmarino Georges Leygues, na entrada da marina da Escola Naval (École Navale) da Marinha Francesa, em Lanvéoc (localidade ao sul de Brest). Embossage, na terminologia naval francesa, significa fundear um navio de proa a popa, prendendo-o firmemente ao fundo para estabilizá-lo, com âncoras (ferros) e correntes.
Marinheiros da Base Naval de Brest, que operaram na barcaça, prenderam firmemente o casco da ex-Georges Leygues ao fundo com seis âncoras de doze toneladas e 24 correntes, e agora o navio desativado serve como quebra-mar para a marina, junto aos também desativados Tourville e De Grasse (de classes mais antigas de escoltas francesas).
FONTE /FOTO DO ALTO: Marinha Francesa (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em francês)
NOTA DO EDITOR: a imagem logo acima, reproduzida do google maps, mostra navios desativados formando um quebra-mar em frente à marina da “École Navale”. Abaixo, fotos do Poder Naval da visita da fragata Georges Leygues ao Brasil, quando ainda na ativa, participando da missão “Jeanne D’Arc” de instrução de guardas-marinha franceses juntamente com o navio de projeção e controle (BPC) Dixmude, em 2012. A missão, que envolveu exercícios com navios da Marinha do Brasil, foi tema de matéria especial da revista Forças de Defesa número 5. A edição 5 da revista, já esgotada na versão impressa, pode ser adquirida em versão digital juntamente com outros seis números, clicando aqui.
VEJA TAMBÉM:
- Fragata francesa ‘Latouche Treville’ enfrentando mar grosso
- ‘Dixmude’: equipe do Poder Naval a bordo
- ‘Le groupe école Jeanne d’Arc’ segue para a Líbia
- BPC ‘Dixmude’ no Rio
- Escoltas novos versus escoltas de segunda-mão
- Classe Al Madinah, uma “Georges Leygues de bolso”. E mais bonita
- Baixe 7 edições da revista Forças de Defesa e doe quanto quiser