Mísseis JL-2 lançados de submarinos chineses poderão alcançar os EUA

6

JL-2

Os mísseis intercontinentais de segunda geração JL-2, lançados de submarinos, que têm a capacidade de atingir os EUA, já se encontram disponíveis para desdobramento pela Marinha do Exército de Libertação Popular da China, relata o Huanqiu, o site em língua chinesa do tabloide nacionalista Global Times.

O Julang-2 – literalmente “Onda Gigante 2” – chegou a um nível preliminar de proficiência, de acordo com a Comissão de Revisão Econômica e de Segurança EUA-China, no seu relatório ao Congresso dos Estados Unidos, em 20 de novembro.

O relatório, que critica o “inseguro, não profissional e agressivo” comportamento da China e da intimidação de seus vizinhos na região Ásia-Pacífico durante o ano passado, também afirma que o novo submarino nuclear capaz de transportar o JL-2 está planejando sua viagem inaugural antes o final do ano.

SSBN Type 094 classe "Jin"
SSBN Type 094 classe “Jin”

“O JL-2, quando combinado ao submarino nuclear de mísseis balísticos (SSBN) da classe “Jin”, dará à China a sua primeira dissuasão nuclear crível baseada no mar”, diz o relatório.

A China também está testando mísseis guiados supersônicos que, se bem sucedidos, poderão tornar o sistema de defesa de mísseis dos Estados Unidos desatualizado, acrescentou o relatório.

O relatório estima que a China pode ter até 351 submarinos e navios de superfície equipados com mísseis na região da Ásia-Pacífico em 2020, enquanto a Marinha dos EUA planeja ter apenas 67 submarinos e navios de superfície estacionadas ou destacados para a região.

O potencial de “erro de cálculo de segurança” na região da Ásia-Pacífico está subindo ao mesmo tempo em que China aumenta seus gastos militares em percentuais de dois dígitos a cada ano, enquanto o equilíbrio de poder se afasta dos EUA e seus aliados, disse o relatório.

FONTE: www.wantchinatimes.com

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments