Poder Naval visita navios da MB em Santos-SP, no Dia do Marinheiro
Para comemorar o Dia do Marinheiro no sábado (13 de Dezembro), o Poder Naval visitou os navios que compõem a Operação Aderex-II/2014, que atracaram no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Dois outros navios que participam da mesma operação atracaram no Porto de Vitória, no Espírito Santo. O navio-tanque Marajó (G27) também atracou em Santos, mas num ponto do cais mais distante e não foi aberto à visitação.
As fragatas Liberal (F43) e Greenhalgh (F46) foram abertas ao público, que compareceu mesmo com o tempo nublado e com a chuva ameaçando cair.
Os editores do Poder Naval e revista Forças de Defesa, Alexandre Galante e Fernando De Martini, acompanhados do jornalista Roberto Lopes (autor do livro “As garras do cisne”), aproveitaram para fotografar os detalhes de sistemas dos navios para o arquivo do blog e da revista e conversar com alguns militares, sempre muito prestativos e cordiais.
Só foi permitida a visita em áreas externas dos navios, nem o passadiço ficou aberto, como acontecia antigamente. Os navios trouxeram apenas um helicóptero, um Esquilo, que estava a bordo da Liberal.
Na fragata Liberal foram expostos no convoo um míssil Sea Skua e um torpedo antissubmarino Mk.44 de manejo. Na Greenhalgh, um torpedo, uma bomba de profundidade e um míssil antiaéreo Seawolf, todos de manejo (foto logo abaixo).
Pudemos constatar que os navios estão bem cuidados, mas o peso da idade já se faz sentir em algumas áreas do casco, principalmente na Greenhalgh, que fará 40 anos de serviço ativo em 2016, somando-se o tempo em que serviu também à Royal Navy, como HMS Broadsword (F88).
Levando-se em conta que esses navios são a espinha dorsal da Esquadra Brasileira, causa preocupação o fato de o governo continuar protelando a decisão do Prosuper (Programa de Obtenção de Meios de Superfície), que visa adquirir 5 novas escoltas de 6.000 toneladas.
A fragata Liberal, da classe “Niterói”, também completará 40 anos de serviço na MB, em 2018. Embora tenha passado pelo programa de modernização Modfrag, de 1997 a 2001, seus sistemas já não representam o estado-da-arte. A Liberal, assim como outros navios de sua classe, capitaneou a Força Tarefa Marítima da ONU no Líbano.
Muito boas fotos !!
Resta saber se os contêineres e células dos lançadores estavam cheias….
Sds.
Não que faça muita diferença, mas, no texto está escrito:
“Greenhalgh, que fará 40 anos de serviço ativo em 2016, somando-se o tempo em que serviu também à Royal Navy, como HMS Broadsword (F88).
A Greenhalgh fará 40 anos em 2019, já que foi comissionada na Royal Navy em maio de 1979.
No mais belas fotos, só faltou o MO 🙂
Oi Dalto, não quis ir,tava fotografando la no deck, o Bozoh, Fernandinho and Dinah apareceram la depois da visita – tava esperando aquele supramax que aparece navegando nas fotos de frente pro convoo da Greenhalgh e do schaff, o Cepheus
interessante que nunca se ve uma foto sequer do interior do navio, nao a parte restrita, mas as acomodacoes cozinhas etc.
em tempo
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/12/mv-asia-ruby-ii-9v2655-primeira-escala.html
um porta bunecão de 113.000 t. (deslocamneto de cerca de 130.000 t.
o Bozoh and Fernandinho fotografaram tbm =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/12/mn-costa-favolosa-icpk-suspendendo-de.html
Thomas, ja vi estas fotos em algum lugar, eu tenho algumas, mas para achar onde tá ta punk, pois namaioria das vezes nao fotografei/fotografos la dentro (nãosei pq, deve ter dado branco )
Srs
Mesmo com 40 anos, os navios estão muito bem! – as nossas forças armadas fazem o que podem com o que recebem – em que pese divergências de opiniões(de foristas – com o aproveitamento dos recursos, ou em quais equipamentos deveriam ser aplicados), o fato é que as nossas FA fazem um bom trabalho – e na minha opinião(de quem não conhece), e tenho certeza de que na opinião de todos aqui – os homens das mesmas são heróis!
Abs a todos
Belas fotos. Parabéns pela vista aos navios e prestígio ao Dia do Marinheiro.
Endosso o Admiral Dalton, só faltou o MO.
seria interessante ver como sao ao acomodacoes a bordo, conhece um pouco mais como vivem os marinheiros, a cozinha de bordo etc. teve a algum tempo uma reportagem otima na ALIDE sobre um navio patrulha que fez isto.
O Modfrag veio, o Modfrag, não que ele corresse sequer algum risco de ser desembarcado pelo programa é somente uma referência, se foi mas o “Boroc” segue firme e forte em seu tombadilho.
Nem VL Seawolf, nem R2D2, nem RAM, e menos ainda SeaRAM, ou alguma dessas RWS; a posição “B” nas fragatas classe “Niterói” é dele e ninguém tasca!!!
Mauricio, falamos disto no sabado a tarde … que coisa !!!, bom sei la eh crime ambiental inanfiansável mexer nas phorass destas MK 10, o orgulho (nao sei do que) na MB …
Ah .. photos da Greenhalgh suspendendo de Santos, 15/12/2014, vulgo ontem, capturadas pelo Henrique, =
http://portaldoportossz.blogspot.com.br/2014/12/f-greenhalgh-f-46.html?spref=fb
fotos bem bonitas!!!! – reparar no uniforma (o detalhe) doscara, parece que continuava a sabotex e outros exercícios ….
em tempo =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/12/manobras-entre-3-e-6122014.html
23 photos – 13 ships- Incluindo 3 porta bunecos …
@Mauricio, outras propostas concorreram para o Modfrag, uma da BAE que instalaria o VL Seawolf no convés do BOROC e outra, americana, que instalaria o Phalanx no lugar do BOROC e o VL Sparrow nas laterais do hangar. Ficamos com a solução mais barata.
pra variar – “preço de banana, serviço de macaco ” …
Prezados,
Parabéns pela reportagem e pelas fotos.
Trazendo novidades para o site…
A MB resolveu refazer o projeto básico das corvetas da Classe “Tamandaré”. Este “reprojeto” ficará pronto por volta de junho ou julho de 2015.
Somente, então, se dará continuidade ao detalhamento do projeto da Corveta.
A produção da primeira unidade será iniciada em 2016.
Abraços
Comandante, por favor, explique o que significa “refazer o projeto das corvetas Classe Tamandaré”? Será um casco maior, com boca mais larga? E com sistemas de armas diferentes do que vinha sendo especulado até o momento?
ih ja vão mudar as Tamanduás ?
Caro Marcio! Pode seignificar três coisas básicas: 1 Fizeram alguma cag…e se deram conta e para reprojetar é cag.. das grandes. 2. Receberam a visita do Sr. Levy mãos de tesoura e viram que acabou a brincadeira e em 2015 nem para o papel higiênico que dirá contratar construção de navios. 3.Conforme a minha fonte me comentou, alguém ligado a Vana disse que vão acabar as gastanças mirabolantes da marinha e provavelmente o Prosuper e as 6000 tons foram para o brejo e vão refazer o projeto e pode aparecer aí um Corvetão de Três mil e poucas toneladas ou… Read more »
Espero que seja para melhorar o projeto, especialmente aumentando a boca do navio.
Então, está mais que seja o caso do item 3 do Juarez.
Se disso resultar uma corveta melhor (mais estável, com maior convôo, com menor tripulação, etc), dará para dizer que “há males que vem para o bem”.
Se vamos reprojetar a tamandaré para ter boca e tonelagens maiores, é melhor embarcar num projeto totalmente novo ou aproveitar uma plataforma já testada do porte de uma Niterói. Em minha modesta, modestíssima opinião, a Barroso poderia dar como filhote apenas o navio patrulha oceânico e já estava de bom tamanho.
OFF TOPIC…
…mas nem tanto!!!
Naviozinho bonitinho, mas é p/ Israel:
(http://www.defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=14276:alemania-aportara-115-millones-de-euros-para-la-construccion-de-los-buques-de-guerra-israelies&catid=57:otan&Itemid=186)
Ótimas fotos, boa matéria.
MO, Abraços