Helicóptero MH-16 ‘Seahawk’ da MB realiza primeiro lançamento de míssil antinavio Penguim
No dia 10.12.2014, a aeronave MH-16 N-3034 realizou com sucesso o primeiro lançamento de um míssil antinavio Penguim pela Marinha do Brasil. O Guerreiro 34 decolou do Navio de Desembarque Doca (NDD) Ceará, que estava navegando no litoral do Rio de Janeiro compondo o Grupo-Tarefa da Operação ADEREX II / Semana da Marinha. Este evento faz parte do programa de qualificação e adestramento das equipes do Primeiro Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1) na nova aeronave e contribuiu para a evolução operacional do Esquadrão HS-1.
DIVULGAÇÃO: Comando da Força Aeronaval
Vale salientar o novo convoo do NDD “Ceará ” feito de aço, em substituição ao antigo, de madeira.
Esse novo convoo suporta aeronaves de até 15 toneladas.
Coloco, abaixo, o comentário que fiz outro dia sobre o PMG do “Ceará”:
Luiz Monteiro8 de dezembro de 2014 at 22:53 # Prezados, Vale lembrar que, se este NDD for adquirido, ele se juntará ao NDD “Ceará” que encerrou a pouco o seu PMG. Os principais pontos do PMG do NDD “Ceará” foram: – a revisão estrutural da porta de popa e de seu içamento; – a revisão geral dos sistemas de propulsão; -a revisão geral dos sistemas de geração de energia; – a revisão geral dos sistemas de ar condicionado; – a revisão geral das câmaras frigoríficas; – a instalação de novo armamento de tubo para defesa antiaérea e apoio de fogo; –… Read more »
Quanto ao post, ambos, MH-16 e Penguim, formam uma dupla bastante eficaz.
Outros mísseis poderão ser integrados à aeronave.
Prezado cmte Mnteiro: em quais navios da MB hoje o binômio seahawk\ penguim poderia operar?
Prezado Rommelqe,
Se considerarmos todos os meios navais da MB, incluindo aqueles que se encontram em PMM ou em PMG, aqueles que podem operar o MH-16 são:
NAe “São Paulo”;
NDD “Ceará”;
NDCC “Garcia D’Avila”;
NDCC “Mattoso Maia”; e
NDCC “Almirante Saboia”
Abraços
Prezado Luiz Monteiro,
A nova capacidade do convôo é de 11 ou 15 toneladas? (Há divergência nos comentários)
O senhor poderia dar mais informações sobre o lançamento? (Distância, características do alvo, acerto, destruição, etc)
Agradeço desde já.
Pareceu-me bem complexa a operação do MH-16 Seahawk com só um “Penguim”.
A manobra ficou dificultosa! Aparentemente o desequilíbrio do conjunto pegou o piloto desprevenido.
Aliás, que armação “treliçada” é aquela ali, próxima ao convôo? Parece que atrapalha muito o pouso e a descolagem do helicóptero.
Eparro, é impressão sua, não houve manobra “dificultosa”, nem desequilíbrio. Com o navio em movimento e vento, em exercícios, o procedimento é esse mesmo, tranquilo. Quanto à estrutura treliçada, ela fica a uma distância segura do convoo, a lente da câmera cria a ilusão de que ela está muito perto.
Caro comandante LM! Me permita uma observação em relação ao termo”operar o Mh 16″ nos navios citados a excessão do SP,.
Penso que o mais apropriado seria:
Podem receber em seu convoo, pois operar demandaria em poder hangarar, efetuar manutenção e armar.
Grande abraço
Prezado amigo Juarez,
Em todos os navios que citei, o MH-16 pode pousar, ser abastecido, municiado e receber diferentes tipos de reparo.
Concordo com você quando diz que somente será orgânico no “São Paulo”, onde poderá operar e ser manutenido sem quaisquer restrições.
Porém, mesmo sem poder receber todos os níveis de manutenção nos demais meios, podemos dizer que os MH-16 operam em todos eles.
Abraços
Prezado Rafael,
O NDD “Ceará” irá operar com aeronaves de até 11 toneladas. Porém, em situações de necessidade e esporadicamente, seu convoo supota aeronaves de até 15 toneladas.
Prezado Rafael,
O míssil acertou o alvo. Este alvo era fixo e se localizava quase no limite de seu alcance.
As demais perguntas infelizmente não poderei te responder.
Abraços
Nada como adquirir um sistema de armas testado e comprovado.
Comandante, osenhor sabe que sou Gaúcho, creio na divindadade, em bruxas pero yo no creio, agora eu vi a decolagem do SH, mar de almirante, céu cavok, mar classe 1 ou 2 e agora com a sua permissão vamos as viagens alucinógenas:
Mar classe 4 ou 5, teto 300 fts, batendo agua..armar no convoo a céu aberto em uma condição destas não é para qulaquer peão……
Grande abraço
Obrigado pela informação! Operando a partir dos NDCC creio que o pinguim seria utilizado principalmente na defesa contra navios que estiverem se contrapondo a desembarques, correto? Com isso demais armamentos nos SH agora seriam destinados a apoiar tropas dos FN contra blindados inimigos. Misseis hellfire por exemplo?
Impressionante estes equipamentos “duzamericanu”:
Chegam, voam, treinam, formam, operam e combatem, tudo isto em um ano, sem panes, faniquitos bichônicos,luzes âmbar e demais viadagens….
Estes yankees e seus contratos pontinho por pontinho tudo cumprido a risca, aeronaves entregues dentro do prazo, armamentos cumprindo parâmetros mínimos acima de 30%, que coisa tchê.
Grande abraço
Só de curiosidade, o MH-16 (S-70B) pode levar dois tanques extras ou dois torpedos Mk-46 ou um tanque e um torpedo, nos lançadores conectados juntos à célula, e apenas um lançador de míssil Penguin (ou um lançador quádruplo de Hellfires) num lançador único do lado esquerdo situado um pouco atrás do trem de pouso principal e logo abaixo da “janela”. A atual versão MH-60R da USN pode levar dois lançadores de mísseis (Hellfires), ficando o do lado direito deslocado um pouco mais para a frente e junto ao trem de pouso, para não impedir o livre acesso à porta lateral.… Read more »
Muito obrigado pela correção e pelas informações, Luiz Monteiro, e obviamente compreendo as restrições existentes.
Gostei do brinquedinho.
Prezado amigo Juarez,
Você tem razão em suas ponderações.
Todavia, vale salientar que em nosso TO, as condições de clima e do mar em pelo menos 80% do ano permitirão operar os MH-16 nos meios supramencionados.
Em breve a MB contará com mais um navio capaz de operar, de forma orgânica, com os MH-16.
Abraços e feliz 2015.
Quanto ao “Mattoso Maia”, ele deverá retornará ao Setor Operativo no segundo semestre de 2015.
No momento, este navio encontra-se em PMG onde foram realizadas modernizações e revitalizaçoes de uma série de sistemas. Podemos destacar:
. Implementação do Sistema de Controle e Monitoracao da Propulsão e Auxiliares (SCMPA);
. Obras estruturais no costado;
. Substituição de tanques de combustível e de lastro;
. Revisão geral dos 6 motores de propulsão;
. Revisão geral dos geradores de energia;
. Realização de outros serviços de mecanica pesada
.
Ummm revitalização dos Tq´s de combustivel e Lastro, MCA´s, MCP´s, vao revitalizar legal eel então, removeram o phalanx tbm ?
em tempo =
o ultimo navio a suspender de SSZ em 2014 – the “last ship” .. time being …
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/01/mv-oshimana-9vah9-ultima-manobra-no.html
SH operando sem gambiarra.
Alguns esclarecimentos: O tempo que o MH-16 ficou pairando sobre o convoo é o necessário para que a tripulação faça os cheques pré-decolagem. Cada operador de cada modelo de helicóptero define os seus. Os navios da MB são classificados de acordo com seu nível de operação e sua capacidade ( ou classe) de apoio. O nível de operaçãovai desde aqueles onde só é feita operação com guincho até pousos e decolagens noturnas ou IMC. A classe de apoio informa o que o navio pode proporcionar ao helicóptero. Desde nada até hangaragem. O NDD Ceará recebeu equipamentos que o classificavam no… Read more »
“lynx
2 de janeiro de 2015 at 20:01 #”
Obrigado pela aula.
Abraços
“joseboscojr
30 de dezembro de 2014 at 22:38 #”
Mestre Bosco, obrigado pela aula
e o convite está de pé, para 2018/19.
Abraços
“juarezmartinez
30 de dezembro de 2014 at 22:23 #
Impressionante estes equipamentos “duzamericanu”:
Chegam, voam, treinam, formam, operam e combatem, tudo isto em um ano, sem panes, faniquitos bichônicos,luzes âmbar e demais viadagens….
Estes yankees e seus contratos pontinho por pontinho tudo cumprido a risca, aeronaves entregues dentro do prazo, armamentos cumprindo parâmetros mínimos acima de 30%, que coisa tchê.”
Aonde assino ??
E lá no ForTe tem urso, bambi, gray wolf, etc …. putz um zoológico …………..
Corremos o risco de nos tornarmos a Índia em Hélis.
Héli é USA, palavras tuas JM, corroboro.
Abraços