NNS Centenary

A Marinha da Nigéria confirmou a chegada ao país, na última sexta-feira (06.02), do “F-91 NNS Centenary”, seu primeiro navio-patrulha oceânico da classe chinesa P-18N.

A embarcação, de 95 m de comprimento e 1.800 toneladas de deslocamento, tem capacidade de se manter em missão por 20 dias de forma ininterrupta. Navegando a 14 nós de velocidade, sua autonomia é de 5.556 km.

A “Centenary” foi construída pela empresa China Shipbuilding and Offshore International Company, no estaleiro Wuchang da cidade de Wuhan.

A “F-92 NNS Unity”, segunda unidade nigeriana desse tipo, deve alcançar a África no fim do ano.

Em 2012 a Marinha nigeriana anunciou que a “Unity” seria construída em parceria com os chineses. Por esse planejamento, a fase de acabamento do barco deveria acontecer no estaleiro nigeriano de Port Harcourt, que foi totalmente modernizado. Mas os chineses não aceitaram bem a ideia.

Mesmo assim, nesta segunda-feira (09.02), a imprensa nigeriana informa que, de acordo com o comandante da Marinha nigeriana, vice-almirante Usman Jibrin, uma “parte substancial” dos trabalhos de finalização do navio terá lugar em Por Harcourt, possibilitando a qualificação do estaleiro nigeriano e uma oportunidade de trabalho para dezenas de jovens nigerianos desempregados.

Uma comitiva da Marinha uruguaia seguirá para a China no meio deste ano para discutir com a indústria naval chinesa a possibilidade de também encomendar o patrulheiro P-18N.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments