‘Kunming’, primeiro destróier ‘Aegis chinês’ Tipo 052D fotografado em alto mar
O estaleiro Shanghai Shipbuilding Co. em breve completará a construção de mais dois destróieres Tipo 052D, com o primeiro batizado Kunming já em atividade, como mostram as fotos.
O lançamento dos três novos destróieres com mísseis guiados é visto como um alerta em meio à crescente tensão entre a China e os seus vizinhos sobre ilhas em disputa no Mar da China Oriental e Mar do Sul da China.
O destróier 052D utiliza radares de varredura eletrônica ativa (phased array) com antenas planares similares ao sistema Aegis, um novo sistema de lançamento vertical (VLS) de mísseis, e é e tem superfícies angulares com características anti-radar.
O navio é uma nova versão multifuncional com base em seu antecessor, o Tipo 052C. O 052D tem sido apelidado de “Aegis chinês”, pois acredita-se ter recursos semelhantes à classe de destróieres “Arleigh Burke” da Marinha dos EUA.
A Tipo 052D é equipado com 64 novos VLS para mísseis superfície-ar, de cruzeiro, anti-navio e anti-submarino, com um novo canhão principal de 130 milímetros e novos radares de varredura eletrônica ativa.
A sua estrutura é semelhante à do 052C, mas a superestrutura se inclina para dentro com um ângulo maior, proporcionando capacidade furtiva superior.