Ministro Jaques Wagner visita instalações do Programa de Desenvolvimento de Submarinos em Itaguaí (RJ)

9
Visita do ministro da Defesa Jaques Wagner ao Estaleiro e Base Naval de Itaguaí - RJ - 1
Visita do ministro da Defesa Jaques Wagner ao Estaleiro e Base Naval de Itaguaí – RJ. Atrás à esquerda, o primeiro S-BR em construção

 

Itaguaí (RJ), 24/02/2015 – O ministro da Defesa, Jaques Wagner, e o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, visitaram nesta terça-feira (24) o Estaleiro e Base Naval (EBN) de Itaguaí, 73 km ao sul do Rio de Janeiro. Em sua primeira vez no complexo industrial da Força Naval, Wagner conheceu de perto o andamento do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). A iniciativa, desenvolvida em parceria com a França, possibilitará a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro, gerando empregos de alta qualificação e dotando o país de tecnologia de ponta.

Durante a visita, o coordenador-geral do Prosub, almirante Max Roffé Hirschfeld, atualizou o ministro Wagner sobre o andamento e as próximas etapas do projeto. O almirante explicou que, além de assegurar a soberania nacional e a proteção de nossas águas jurisdicionais, o Prosub estimulará a tecnologia nacional de forma determinante.

Jaques Wagner se disse “profundamente orgulhoso” com a evolução do projeto: “Como ministro da Defesa e como brasileiro, estar visitando essa instalação que aponta para o futuro do Brasil, seja no domínio da tecnologia de construção, seja naquilo que vai ser embarcado em um dos submarinos que é a propulsão nuclear, é para mim uma grande alegria”, destacou.

Operários trabalham numa seção do S-BR
Operários trabalham numa seção do S-BR

 

Para Wagner, a importância do Prosub transcende a área militar e a Marinha, tal como o preconizado pela Estratégia Nacional de Defesa. “O que estamos aprendendo aqui com a parceria francesa irá transbordar para muitas indústrias civis. Estamos com um índice de nacionalização bastante significativo, portanto são muitas empresas nacionais que estamos estimulando e até descobrindo, e é uma mão de obra que está se qualificando, da mais simples a mais especializada”, afirmou.

Segundo Hirschfeld, 243 brasileiros já estiveram na França participando do treinamento que viabilizará a transferência de tecnologia para o Brasil. Em função disso, os cinco submarinos previstos pelo Prosub – quatro convencionais e o de propulsão nuclear – serão todos projetados e montados em território nacional.

O almirante detalhou o funcionamento do contrato com os franceses e ressaltou os reflexos da empreitada no estímulo à indústria nacional. Segundo Hirschfeld, apenas na construção da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e do EBN, mais de 600 empresas nacionais estiveram envolvidas.

O ministro também conheceu algumas das unidades que compõem o empreendimento, como o galpão da Nuclep (A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A), unidade responsável pelo casco do submarino, e a oficina principal da UFEM, onde será feita a montagem de seções do submarino como anteparas, conveses, tanques, fixadores e peças de penetração no casco.

Na UFEM, o ministro da Defesa e o comandante da Marinha entraram na estrutura metálica já pronta do que será futuramente o primeiro submarino convencional do Prosub, previsto para ser entregue em 2018.

Integraram a comitiva do ministro Jaques Wagner o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, e a secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Chiavon.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eparro

Depois dessa “rasgação de seda”, veremos se não será vítima de contingenciamentos futuros.

MO

Acho que fificilmente a pessoa ja chegaria disparando negativamente, claro ue iria elogiar, falar isso, aquilo e tals, mas quero ver esta suposta boa vontade embasada com que $$$$$ (sem contar a vontade politica)

sei la ..

em tempo

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/02/manobras-entre-19-e-2301215.html

13 ships / 19 photos

Kojak

Bláaaaaaa

vou tomar meu alka seltzer.

Wellington Góes

Se o projeto parasse estava todo mundo reclamando, se o projeto continua avançando o pessoal reclama do mesmo jeito, vai entender?!

No meu entender, é uma ótima notícia, meio chapa branca é verdade, mas é ótima sim.

Até mais!!! 😉

joseboscojr

A vida militar tem sido boa para com nossos gordos oficiais.
Benza a Deus!!!

Kojak

“Benza a Deus!!!”

Deixou de ser ateu ? (rs)

Roberto Bozzo
MO

É o que falo Bozzo, com noticias frequentes de problemas orçamentários, por mais boavontade que se tenha, como pensar em pro isso, pro aquilo e tals , infelizmente, por mais que haja boa vontade dov Gov (e não há), ta dificil bancar algumacoisa ….

em tempo – com mais fotos e plano 9revisado) =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/02/er-nazire-tczo3-atracando-no-armazem.html

Revisado e com mais fotos adicionadas

Kojak

“Roberto Bozzo
27 de fevereiro de 2015 at 18:57 #”

Somente este ano ?

Prepare-se !