Cofundador da Microsoft diz ter achado destroços de navio japonês
Navio seria o encouraçado com maior poder de fogo da História. Multimilionário publicou fotos e vídeos de partes do ‘Musashi’
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Paul Allen, cofundador da Microsoft, disse ter encontrado os destroços do encouraçado com maior poder de fogo da História, um navio japonês afundado na Segunda Guerra Mundial pela Marinha americana em frente à costa das Filipinas.
O multimilionário publicou fotos e vídeos na internet de supostas partes do “Musashi”, detectado na segunda-feira (2) por um robô a bordo do “Octopus”, o iate de Allen consagrado à exploração e à pesquisa científica.
O fragmento do navio repousa a uma profundidade de um quilômetro no mar de Sibuyan, no centro do arquipélago filipino, palco de uma das grandes batalhas navais da guerra do Pacífico em 1944.
“Descanse em paz a tripulação do Musashi, 1.023 vidas se perderam” no bombardeio do navio lançado pelos Estados Unidos em 24 de outubro de 1944, escreveu Allen no Twitter.
O encouraçado, que leva o crisântemo do selo imperial japonês, estava equipado com nove canhões de 460 mm, o maior poder de fogo disposto em um navio de guerra por um canhão convencional.
Seu navio gêmeo, o “Yamato”, naufragou em 1945 na batalha de Okinawa.
A descoberta ocorre após uma busca de oito anos, apoiada em nível documental por quatro países e usando tecnologia avançada para fazer uma varredura no fundo do mar, explicou Allen em um comunicado em seu site.
Manolo Quezon, subsecretário de comunicações da presidência filipina e proeminente historiador, declarou nesta quarta-feira que, se sua autenticidade for confirmada, esta será uma grande descoberta histórica.
“Seria como encontrar o Titanic, pelo status do barco e por seu interesse”, explicou à AFP.
O Musashi integrava o trio de navios construídos pelos japoneses durante o conflito que, com seus 263 metros de comprimento, são os maiores navios de guerra já construídos.
Os aviões de combate americanos afundaram o Musashi durante a Batalha de Leyte, considerada a maior batalha naval da guerra, na qual o Japão foi derrotado pelas forças americanas e australianas.
FONTE / FOTOS / VÍDEO: G1 e paulallen.com (imagem de abertura via wikimedia)
NOTA DO EDITOR: o terceiro navio da classe, à qual o texto do G1 se refere, era o Shinano. Concebido para ser um encouraçado como seus dois predecessores, após as desastrosas perdas de navios-aeródromos japoneses na batalha de Midway, em meados de 1942, foi decidido que seu casco parcialmente concluído seria convertido em navio-aeródromo. O Shinano, quase pronto em sua nova configuração, acabou afundado por um submarino da Marinha dos EUA quando em deslocamento do seu local de construção para conclusão dos trabalhos em outra instalação, em 29 de novembro de 1944.
“O Musashi integrava o trio de navios construídos pelos japoneses durante o conflito que, com seus 263 metros de comprimento, são os maiores navios de guerra já construídos.” Dá a entender que o que fazia o Musashi o maior era o comprimento quando na verdade era a largura, (boca), pois os Iowas da US navy eram até ligeiramente mais compridos, medindo 270 metros. Os EUA tinham como doutrina construir apenas navios que pudessem transitar pelo Canal do Panamá, o que limitava a boca a 33 metros, para que pudessem ser enviados rapidamente onde fossem necessários, Atlântico ou Pacífico. A classe… Read more »
Mas qual a posição do Musashi, ele está na horizontal ?? Igual ao Bismarck ?? Ou tá destroçado igual ao Yamato e ao Scharnhorst ??
Coitado do Musashi 🙁 , foi muito triste o fim dele… ao menos ele teve glória, morreu lutando !
Se bem que ” fim ” entre aspas, ele ainda existe e está ali 😉
Wagner… sim!, o fim dele foi heróico…
Sinceramente, não consigo ver nada de heróico no Musashi, um encouraçado que só ficou realmente pronto em 1943 e até seu afundamento não contribuiu com nada significativo. O Yamato e o Musashi quando o substituia como capitânea eram jocosamente chamados de “Hotéis” devido ao maior conforto e por ficarem de fora dos combates mais duros. O Musashi simplesmente defendeu-se das aeronaves da US Navy com sua bateria antiaéra da melhor forma como pode, o que qualquer outro navio teria feito. Não duvido que se tivesse havido oportunidade o Musashi e sua dedicada tripulação teriam feito muito mais do que apenas… Read more »
Dalton Ele morreu lutando pela causa que acreditava. isso por si só, na visão japonesa, creio que é heroísmo. Claro, concordo, ele bem que poderia ter tido outras chances, poderia ter contribuído mais para o esforço japonês, mas nao foi possivel. Industrialmente foi um desperdício de recursos… acho que por isso o Hitler tinha suas duvidas quanto ao papel da Esquadra de Alto mar alemã… kkkkkk ele morreu sem entender a Estratégia do Raeder… se é que este tivesse alguma… Vc pode considerar tambem que ele ao menos atraiu a atenção dos americanos, provavelmente salvando no processo os demais navios… Read more »
Wagner… mas pensando dessa forma, todos que morreram por suas causas são heróis…acho que há aí uma banalização do “herói”. Veja por exemplo o USS Yorktown, afundado na Batalha de Midway e todo o estrago que ele causou antes e do lado japonês o sacrificio do cruzador Mikuma por exemplo, não dá para comparar com o Musashi, mas, aí é uma opinião minha e não invalida a sua. Quanto ao desperdício de recursos na construção do Musashi na época em que ele foi projetado o NAe ainda tinha que mostrar suas qualidades e muitos almirantes ainda viam o encouraçado como… Read more »
Musashi foi em Leyte né ?
Parece que os tres GT´s do plano Sho tomaram cacete, mas se ele pass, ira fazer uma festa com os Anfibis e transportes Americanos …
Em tempo =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/03/mv-mika-manx-2gvh4-maiden-call-santos.html
9 photos
Volto a recomendar assintam o filme YAMATO tem no You tube e em português
Abraços
Descansem em paz bravos guerreiros Nipônicos.
Obs:
Bem que poderiam ter levado alguns barquinhos Âmis antes de afundar….rsrs