Marinha do Japão recebe seu primeiro helicóptero MCH-101 de contramedidas de minagem

33

MCH-101 AMCM - foto AugustaWestland

Na terça-feira, 10 de março, a AgustaWestland e a Kawasaki Heavy Industries (KHI) informaram a entrega do primeiro helicóptero MCH-101 de contramedidas aeroembarcadas de minagem (Airborne Mine Counter Measures – AMCM) para a Marinha do Japão (Japan Maritime Self Defense Force).

A aeronave é uma versão construída sob licença do AgustaWestland AW101, equipado com o sistema caça-minas aeroembarcado AN/AQS-24A e com o sistema aeroembarcado de detecção a laser de minas AN/AES-1, ambos da Northrop Grumman. Juntos, esses sistemas proporcionam uma completa capacidade “superfície ao fundo”(surface-to-bottom) de detecção de minas. A nota divulgada pela AgustaWestland também informou que o AW101/MCH-101 é um de apenas dois tipos de helicópteros capazes de rebocar o AN/AQS-24, sendo o único helicóptero moderno com essa capacidade.

A cerimônia de entrega deu-se na fábrica da Kawasaki em Gifu, no dia 27 de fevereiro, e em seguida a aeronave foi entregue a Iwakuni, onde passará por avaliações no 51º Esquadrão de Experiências, antes de entrar em serviço operacional em 2016.

A japonesa KHI está construindo sob licença 13 aeronaves AW101, e este primeiro exemplar configurado para AMCM é o oitavo helicóptero do lote.

FONTE / FOTO: AugustaWestland (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments