Marinha Indiana submeteu RFI à Dassault para a versão naval do Rafale
O Pedido de Informações indiano foi informado pela Dassault em coletiva de imprensa
–
Segundo matéria publicada pelo site Navy Recognition nesta quinta-feira, 12 de março, a Marinha Indiana submeteu um RFI (Request For Information – pedido de informações) à empresa francesa Dassault Aviation sobre a versão do caça Rafale para emprego em navio-aeródromo, denominada Rafale M (de Marine) e que só existe na configuração de monoposto (um só lugar). A informação foi dada pelo diretor-executivo da Dassault, Eric Trappier, em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira. Trappier disse que a empresa respondeu ao pedido de informações da Marinha Indiana
No momento, a Índia e a França estão em negociações finais para um contrato de 126 caças das versões de emprego em bases terrestres (monoposto e biposto) para a Força Aérea Indiana. Os atuais porta-aviões da Índia, INS Vikramaditya e INS Viraat, além do quase pronto INS Vikrant, são dotados de uma rampa na proa para operações do tipo STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery – decolagem curta mas pouso enganchado).
Apesar de ser provavelmente capaz de realizar operações STOBAR, as capacidades do Rafale M seriam maximizadas num navio-aeródromo do tipo CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery – decolagem assistida por catapulta mas pouso enganchado) como é o caso dos grandes porta-aviões de propulsão nuclear que servem à Marinha dos EUA e do único exemplar em serviço na Marinha Francesa, o Charles de Gaulle.
O futuro navio-aeródromo indiano, o INS Vishal, eventualmente terá propulsão nuclear e sistema CATOBAR.
FONTE: Navy Recognition (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)
FOTOS: Marinha Francesa
COLABOROU: Sandro