IOC do helicóptero Caiman naval francês, com lançamento de torpedo MU90
Na sexta-feira, 13 de março, o helicóptero Caiman Marine (versão naval do NH90) da Marinha Francesa (Marine Nationale) recebeu por parte do Estado Maior daquela força a declaração de capacidade de operação inicial (IOC – Initial Operational Capability) com emprego do torpedo antissubmarino MU90.
Nas imagens ao lado, acima e abaixo, pode-se ver o helicóptero configurado para ASW (guerra antissubmarino – anti-submarine warfare) com o torpedo, cujo lançamento é realizado na foto do alto.
Essa IOC é um marco para a capacidade conjunta FREMM / Cayman, que agora pode lidar autonomamente com mais ameaças subaquáticas. O primeiro helicóptero Caiman Marine foi recebido pela Marinha Francesa em maio de 2010, e um helicóptero do tipo, embarcado na fragata de defesa aérea Chevalier Paul, atualmente está participando da Missão Arromanches (no Golfo Pérsico).
FONTE / FOTOS: Marinha Francesa (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em francês)
Lindo helicóptero, mas problemático………………
Pois é Wellington este é realmente um belo,e creio que será na totalidade e após solucionados seus problemas, um excelente helicóptero, além de bonitão, mas do maior moral pro nosso EC725 tbm pois tem cumprido,ao menos pelas matérias que li, o seu devido papel, indiferente aos críticos que o chamam de kombi, acho que até eu já chamei, mas aprender com o erro é virtude pra poucos.rs
Sds
Que eu me lembre, nossos Seahawks ainda não dispararam torpedos em treinamento (“só” o míssil Penguim). Estou certo?
Aliás, a MB pretende usar o Mk. 46 nele ou usará apenas os Mk. 44?