Parceria BAE Systems/Ares fornecerá canhões Mk.4, de 40 mm, à Marinha
Dentro de mais três semanas o grupo BAE Systems Bofors AB assina com a Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, o contrato de fornecimento de um lote de canhões de 40 mm Mk.4, destinados aos navios-patrulha de 500 toneladas da classe Macaé.
O evento acontecerá no fim da tarde da terça-feira, 14 de abril, no estande da empresa fluminense Ares Aeroespacial e Defesa (hall 4, estande D50) no Riocentro, ao final do dia de abertura da LAAD 2015. São aguardadas as presenças do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Leal Ferreira, e do diretor-geral de Material da Marinha, almirante-de-esquadra Luiz Guilherme de Sá Gusmão.
No fim do ano passado a BAE Systems assinou um acordo de parceria operacional com a empresa fluminense Ares, que será a integradora do equipamento em suas instalações do município de Caxias (RJ).
O conjunto torre/peça de artilharia de 40 mm pesa menos de 2,3 toneladas, o que facilita seu aproveitamento em embarcações ligeiras.
O apontamento da arma é feito por um mecanismo elétrico, que substituiu o tradicional sistema hidráulico, e deixou o sistema como um todo (que pesava cerca de 4 toneladas) muito mais leve.
A arma em si pode ir do tiro de advertência ao tiro de destruição em meio segundo. Controlado remotamente, o canhão possui cadência variável entre 30 e 300 disparos por minuto. Seu alcance máximo é de 12.500 m.
O Mk.4 vem substituir a peça de 40mm da empresa STK, de Cingapura, que foi adotada originalmente pela Marinha brasileira.
O canhão da BAE Systems está, desde agosto do ano passado, sendo empregado pelo navio-patrulha Guaporé (P45), da classe Grajaú.