Índia lança seu primeiro submarino ‘Scorpene’ construído localmente com assistência da DCNS
MUMBAI, ÍNDIA: O Ministro da Defesa Manohar Parrikar lançou na segunda-feira o primeiro submarino Scorpene construído na Índia, no estaleiro no Mazagon Dockyard Ltd (MDL). O Scorpene, batizado de INS Kalvari, é parte do ambicioso Projeto 75 (P75I) do Programa de Submarinos da Marinha indiana, realizado com a colaboração francesa da DCNS, que incluirá seis desses navios que vão se juntar à frota nos próximos anos.
Parrikar, juntamente com o Chefe de Pessoal Naval Almirante RK Dhowan, ministro-chefe Devendra Fadnavis e outras autoridades participaram da cerimônia ‘puja’ para marcar o lançamento auspicioso do submarino que deverá ser incorporado em setembro de 2016. Atualmente, a Marinha Indiana tem 14 submarinos convencionais diesel-elétricos que incluem 10 classe “Kilo” russos e quatro classe U209/1500 da HDW alemã. Parikkar está na cidade para avaliar o progresso da Programa Projeto 75 realizado pelo Comando Naval Ocidental e também para obter um relatório sobre os destróieres Projeto 15B furtivos que estão sendo construídos no MDL.
Acordo foi feito em 2005
Em 2005, a Índia escolheu o projeto Scorpene; comprou seis submarinos por US$ 3 bilhões (US$ 500 milhões por unidade). Estes submarinos estão sendo fabricados no âmbito de um acordo de transferência de tecnologia francesa para as docas estatais Mazagon em Mumbai e serão entregues entre 2016 e 2019. A construção começou em 23 de maio de 2009 e o projeto está sendo executado com quatro anos de atraso.
A Índia planeja incorporar o sistema de propulsão independente do ar (AIP) desenvolvido pela DRDO (Defence Research & Development Organisation) para os dois últimos submarinos que estão sendo construídos e também para equipar os demais submarinos P75I. O primeiro Scorpene será entregues em setembro de 2016, com os outros cinco submarinos seguintes em intervalos de 10-12 meses cada. O primeiro submarino INS Kalvari deve começar os testes de mar ainda em 2015. Foi relatado em novembro de 2014, que o sistema AIP desenvolvido pela DRDO para equipar os últimos dois submarinos Scorpene indianos estaria pronto para testes em fevereiro de 2015.
FOTOS: Divulgação
Esses desenhos são hilários.
Com certeza esse pequeno submarino não pode levar 18 torpedos, 18 Exocets e mais 30 minas.
Ele pode levar 18 de um ou de outro, mas nunca 36 mísseis e torpedos e mais 30 minas.
Em geral ele deve levar algo como 12 torpedos e no máximo 6 Exocets.
Em missões de minagem, provavelmente ele deve levar algo como 4 torpedos e 22 minas.
O “ornamento” dessa cerimônia doeu na vista. É o que aqui na minha terra chamamos de “apapagaiado”. Vixe.
A cor do casco é bastante estranha.
O casco terá sua pintura terminada nos próximos meses e na verdade o termo “lançamento” tem sido confundido com o termo em inglês “undocking” ou seja, o submarino não foi lançado ainda e sim está sendo transportado para outro local para o término em cima de um “pontão flutuante” Quanto ao inventário de 14 submarinos convencionais na verdade o numero correto é 13, já que um deles naufragou em 2013 enquanto atracado. Quanto à quantidade de armas o Bosco já escreveu tudo, ou serão 18 torpedos ou 18 exocets ou 30 minas, mais provavelmente 4 ou 6 exocets e 14… Read more »