Itália exerce opção para nona e décima unidades da FREMM
Construção dos dois navios representa um contrato de 764 milhões de euros para a Orizzonte Sistemi Navali e completará o fornecimento de 10 exemplares da FREMM para a Marinha Italiana
–
Nesta quinta-feira, 16 de abril, a Fincantieri divulgou nota informando que a Itália exerceu a opção de construção da nona e décima unidades da FREMM (fragata europeia multimissão) destinadas à Marinha Italiana. A parceria Orizzonte Sistemi Navali S.p.A entre a Fincantieri (51%) e a Finmeccanica (49%), que é a contratante principal italiana dentro do programa ítalo-francês FREMM, foi notificada sobre essa decisão pela OCCAR (Organisation for Joint Armament Cooperation – organização para cooperação conjunta em armamento).
Com essa encomenda, que representa um contrato de 764 milhões de euros para a Orizzonte Sistemi Navali, será completado o fornecimento de 10 exemplares da FREMM para a Marinha Italiana. Ainda segundo a nota da empresa os dois navios deverão ser entregues após 2020 e trarão, como novidade, um grau de flexibilidade maior que os antecessores, podendo atuar em todas as situações táticas.
A nota, porém, não esclareceu diferenças específicas em sensores, armamentos ou conceitos de emprego para explicar essa maior flexibilidade frente aos exemplares já entregues ou encomendados, fazendo referência apenas às características básicas dos navios: comprimento de 144 metros, boca de 19,7 metros, deslocamento a plena carga de cerca de 6.700 toneladas, velocidade máxima acima de 27 nós e acomodações para 200 pessoas. Na Marinha Italiana, as FREMM substituem fragatas construídas pela Fincantieri na década de 1970, das classes “Lupo” e “Maestrale”.
Nas fotos desta matéria, que podem ser encontradas em maior resolução no site da Marinha Italiana, são vistas as três fragatas FREMM que a Itália já opera: Carlo Bergamini (F 590), Virginio Fasan (F 591) e Carlo Margottini (F 592). A principal diferença da primeira é o canhão principal de 127mm sobre o convés de proa, ao invés da arma de 76mm instalada no mesmo local dos outros dois navios (em comum aos três, está o canhão de 76mm sobre o hangar). Todas são classificadas na Marinha Italiana como fragatas multitarefa (multiruolo), embora a F 590 seja descrita como de emprego geral enquanto as duas outras têm ênfase em guerra antissubmarino (ASW).
VEJA TAMBÉM:
- Começa a construção da sétima FREMM italiana
- De chapa em chapa, de bloco em bloco, se constrói uma FREMM italiana
- Marinha da Itália recebe terceira fragata FREMM
- Lançada a terceira FREMM italiana
- Imagens: fragatas FREMM da Marinha italiana juntas no mar
- As belas linhas da ‘Carlo Bergamini’, primeira FREMM italiana
- DCNS se estabelece no Canadá para oferecer versão da FREMM ao país
- Candidata à nova escolta da MB:fragata franco-italiana FREMM
- FREMM ‘Aquitaine’ atinge IOC em guerra antissubmarino
- FREMM Provence iniciou provas
- VÍDEO: As duas primeiras fragatas FREMM da Marinha Francesa operando juntas
- Lançada a Languedoc, quarta FREMM da Marinha Francesa
- De chapa em chapa, de bloco em bloco, se constrói uma FREMM francesa
- DCNS: mais de 50 testes de sistema de combate realizados na FREMM ‘Normandie’
- Com redução de encomenda de FREMM, França pensa em novo navio menos capaz
- ‘Au revoir’, Normandie: Egito quer FREMM, e quer pra já