Aeronave não tripulada X-47B realiza primeiro reabastecimento em voo
Outro momento histórico na Aviação Naval: o avião não tripulado X-47B americano do programa Unmanned Carrier Air Vehicle demonstrator (UCAS-D) realizou seu primeiro reabastecimento em pleno voo.
A aeronave de demonstração da Marinha X-47B sobrevoou a Baía de Chesapeake ontem, 22 de abril, e conectou-se um avião-tanque de reabastecimento em voo. Essa capacidade estende muito o alcance de uma aeronave não tripulada e aumenta ainda mais a sua capacidade de permanecer sobrevoando a área-alvo.
A capacidade de um drone para se adaptar à precisão necessária para o reabastecimento em voo e coordenar com os seres humanos dentro do avião-tanque é uma demonstração impressionante.
O X-47B também foi a primeira aeronave não tripulada experimental da Marinha dos EUA a decolar e pousar em um porta-aviões.
Futuro avião de combate – o reabastecimento do X-47B acontece ao mesmo tempo em que o Pentágono faz revisão dos requisitos para a próxima geração de aviões não tripulados lançados de porta-aviões, para garantir que a nova plataforma seja adequada para operar em um ambiente de combate conjunto – e membros proeminentes do Congresso continuam a pressionar por uma capacidade furtiva, de longa resistência, e capacidade de ataque de penetração.
O Pentágono avalia atualmente a gama de atributos de uma aeronave de inteligência, vigilância e reconhecimento, ou ISR, desejados para o futuro “Unmanned Carrier Launched Aircraft Surveillance and Strike system”, ou UCLASS.
O X-47B é uma plataforma de demonstração destinada a informar o desenvolvimento do UCLASS.