Maquete na web pode indicar que China terá navio de assalto anfíbio de 40 mil toneladas
Imagens da maquete 3D de um porta-helicópteros de assalto anfíbio postadas, na quarta-feira 22 de abril, em páginas da web que tratam de assuntos militares chineses, levaram analistas ocidentais a concluir que a Marinha da China prepara a construção de uma nova classe de navios de projeção de força – de no mínimo seis unidades –, denominada Tipo 081, de valor comparável aos barcos da famosa classe francesa Mistral.
O assunto não é propriamente novo.
Em novembro de 2012, durante uma entrevista na tevê chinesa, o contra-almirante da reserva Yin Zhuo, à época com 67 anos, ex-diretor do Instituto de Estudos Estratégicos da Marinha, revelou que sua força naval estava interessada neste tipo de embarcação, e que ela poderia ter umas 40.000 toneladas de deslocamento.
A maquete que ficou famosa na internet mostra 14 helicópteros distribuídos pela area de estacionamento do convés de voo do navio (a boreste), por seis helipontos e num elevador à ré, sobre a área da doca.
Assalto aéreo – As aeronaves seriam do tipo Changhe Z-18 e de um modelo Kamov não identificado. Mas os observadores do Ocidente lembram que, há cerca de nove anos, ficou notório que o Ministério da Defesa chinês se interessava por “várias dúzias” do Ka-29, uma versão artilhada para missões de assalto aéreo.
O Z-18 é um helicóptero de porte médio e interior configurado nas versões de guerra antissubmarino e de transporte de fuzileiros navais. Ele foi construído a partir do Changhe Z-8, de alerta aéreo antecipado, a cópia chinesa do famoso helicóptero Super Frelon francês. Aeronaves Z-18 foram flagradas, ano passado, a bordo do porta-aviões chinês Liaoning.
Já o Kamov-29 (designação Otan: Helix B), de transporte de assalto, foi desenvolvido a partir do conhecido helicóptero antissubmarino Ka-27.
Entre as poucas informações que já vazaram para o Ocidente sobre o projeto do novo LHD (landing helicopter dock) chines, está a de que seus porões transportarão um mix de veículos de assalto anfíbio e hovercrafts capazes de transportar viaturas sobre rodas e sobre esteiras.
A maquete também permite deduzir que a nova embarcação chinesa disporá de silos para o lançamento vertical de mísseis.
O novo LHD da Marinha do Exército de Libertação Popular da China poderá complementar uma força de seis LPD (landing platform docks) Tipo 071 que está em formação. Quatro dessas embarcações já foram lançadas.