Marinha Italiana incorpora a fragata ‘Carabiniere’, sua quarta FREMM
Entrega pela Fincantieri foi realizada na terça-feira, 28 de abril. Total de encomendas para a Marinha Italiana é de 10 unidades
Em cerimônia realizada nas instalações de La Spezia da Fincantieri na terça-feira, 28 de abril, foi entregue a quarta unidade italiana do programa FREMM (fragata europeia multimissão). O nome do navio, Carabiniere, é uma homenagem ao 200º aniversário da fundação da Força Carabinieri da Itália, celebrado em 2014.
Esta quarta unidade FREMM italiana, construída e entregue pela Fincantieri completa com seu sistema de combate, é a terceira na configuração ASW (anti submarine warfare – guerra antissubmarino), capaz de navegar silenciosamente na caça a submarinos, segundo nota divulgada pela empresa. A Orizzonte Sistemi Navali, parceria entre a Fincantieri (51%) e Finmeccanica (49%) é a contratada italiana dentro do programa FREMM ítalo-francês coordenado pela OCCAR (Organisation for Joint Armament Cooperation – organização para cooperação em armamento conjunto).
No total, 10 unidades FREMM foram contratadas pela Itália – a opção pela nona e décima unidades foi anunciada neste mês (veja links, ao final da matéria, a respeito deste e outros assuntos relacionados). O programa visa renovar a frota italiana, substituindo as classes “Lupo” (descomissionadas) e “Maestrale” (próximas a atingir o limite de vida operativa).
As FREMM têm 144 metros de comprimento, descocam cerca de 6.700 toneladas a plena carga, atingem velocidade máxima de 27 nós, com acomodações para 200 pessoas (entre tripulantes e estado-maior) e foram projetadas para um alto grau de flexibilidade, operando numa ampla variedade de cenários e situações táticas nas funções antiaérea, antissubmarino, antinavio e de apoio de fogo.
A Marinha Italiana divulgou fotos da cerimônia (vistas nesta matéria), assim como algumas informações adicionais: estiveram presentes à incorporação o almirante inspetor-chefe Stefano Tortora, presidente da Comissão de Teste e Aceitação, o almirante inspetor Matteo Bisceglia, diretor-geral de Armamento Naval (NAVARM), além de autoridades militares da região de La Spezia e representantes da indústria privada.
Na cerimônia, assumiu formalmente o comando da Carabiniere (F 593) o capitão de fragata Francesco Saladino. A incorporação do navio neste último 28 de abril deu-se pouco mais de um ano após a cerimônia de seu lançamento nas instalações da Fincantieri em Riva di Trigoso, evento realizado em 29 de março de 2014.
VEJA TAMBÉM:
- Itália exerce opção para nona e décima unidades da FREMM
- Navios-patrulha oceânicos da Marinha Italiana passam a ser comandados por capitães-tenentes
- Começa a construção da sétima FREMM italiana
- De chapa em chapa, de bloco em bloco, se constrói uma FREMM italiana
- Marinha da Itália recebe terceira fragata FREMM
- Lançada a terceira FREMM italiana
- Imagens: fragatas FREMM da Marinha italiana juntas no mar
- As belas linhas da ‘Carlo Bergamini’, primeira FREMM italiana
- Candidata à nova escolta da MB:fragata franco-italiana FREMM
- FREMM “à parmegiana”
- Peru encomenda sistema SeaSparrow Mk 57 para fragatas classe Lupo
- Marinha peruana estuda três opções para renovar sua força de superfície
- Itália planeja vender ou doar um terço de sua Marinha e blindados do Exército
- Filipinas negocia compra de escoltas italianas de segunda mão
- DGMM reúne almirantes para discutir orçamento e planos de contingência
- Precisamos, para já, de 4 (bons) navios usados