Fragata Bremen, Type 123

Fragata Bremen, Type 123

Bremen
Fragata “Bremen”, aposentada pelos alemães a 28 de março de 2014

 

A Armada da Colômbia consultou, recentemente, a Marinha da República Federal da Alemanha, sobre a possibilidade de ficar com duas das quatro fragatas classe Bremen, de 3.680 toneladas, que serão desativadas da frota germânica na metade final desta década.

Quatro outros navios Bremen já foram descomissionados, entre julho de 2012 e março de 2014.

O plano dos colombianos é ter as unidades alemães revisadas e plenamente operacionais em sua frota até o início dos anos de 2020, época em que, julgam, será necessário começar a dar baixa nas quatro fragatas classe Almirante Padilla (na verdade, quatro corvetas de origem alemã adquiridas nos anos de 1980, reclassificadas pelos sul-americanos como fragatas leves).

As Almirante Padilla deverão estar completamente fora de serviço até os anos de 2023/2024.

As Bremen cumprirão papel especialmente importante entre os anos de 2023 e 2027 (ou 2028), quando deverá estar pronta a primeira fragata colombiana oriunda do projeto batizado de Plataforma Estratégica de Superfície (P.E.S.).

Os navios P.E.S. devem ter deslocamento em torno das 4.000 toneladas, velocidade entre 27 e 30 nós, e capacidade de permanecer 30 dias em missão, sem a necessidade de reabastecimento. A ideia dos chefes navais da Colômbia é de que o descritivo de seu conceito básico fique pronto até o ano que vem, e os requerimentos para a contratação de fornecedores do projeto em 2017.

OHP – As P.E.S. deverão transportar dois tipos de sonar – de casco e de profundidade variável –, além de dois sistemas de mísseis: um de lançamento vertical para a defesa antiaérea de ponto, e outro de vetores antinavio, para a guerra de superfície.

A Marinha colombiana deve receber oito fragatas do tipo P.E.S., em duas tranches de quatro unidades – entrega que só será completada no espaço mínimo de dez anos.

Fragatas OHP atracadas
Desativadas pela Marinha dos Estados Unidos, as fragatas da classe Oliver Hazard Perry aguardam que alguma marinha se interesse por elas

 

Até o início deste ano, a expectativa era de que, no capítulo dos navios de segunda mão – para serem usados como solução-tampão até a entrada em operação da primeira P.E.S. –, os almirantes colombianos fossem aceitar duas das fragatas classe Oliver Hazard Perry (OHP), que estão sendo aposentadas pela Marinha dos Estados Unidos (leia o texto Colômbia examina a compra de duas fragatas ‘Oliver Hazard Perry’, de 19 de fevereiro). Mas as vistorias e avaliações feitas até aqui pelos colombianos não tem sido favoráveis à adoção dessa alternativa.

As OHP colocadas à disposição das marinhas amigas dos Estados Unidos são apresentadas com desgaste nos motores e os seus lançadores Mk.13 de mísseis Standard e Harpoon desmantelados.

Sem esse armamento mais sofisticado, as OHP mais se assemelham a grandes navios-patrulha de 4.200 toneladas, e poderio subdimensionado.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments