Seis F-35B pousam no ‘Wasp’
Aeronaves serão testadas em conjunto antes de serem declaradas ‘prontas para o combate’
–
Seis caças F-35B pousaram no navio anfíbio USS Wasp na segunda-feira para duas semanas de testes operacionais necessários antes que o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) possa declarar um primeiro esquadrão de dez F-35 prontos para combate no mês de julho, informou um funcionário do Pentágono.
O teste, que se realiza ao largo da costa da Virgínia, envolverá o maior número de F-35 já utilizados em um navio de guerra da Marinha até o momento, bem como pilotos, pessoal de manutenção e especialistas em logística, disse a fonte.
Os testes verificarão a capacidade dos jatos furtivos para integrar operações de voo a bordo do navio. Eles incluirão operações diurnas e noturnas com armamentos , coordenação com o sistema de logística ALIS a bordo e como a equipe lidará com regulares e inesperados reparos no mar.
O teste é um marco para o programa JSF. Autoridades norte-americanas dizem que o programa “dobrou a esquina” depois de anos de derrapagens de custos e atrasos no cronograma.
A fabricante informou na segunda-feira (18) que está trabalhando para resolver problemas “relativamente pequenos”, com uma versão portátil do sistema de logística automatizado do F-35, mas os problemas não devem impedir os testes.
O USMC por sua vez também deve completar certas modificações nos dez jatos que irão compor o esquadrão inicial. O escritório do F-35 no Pentágono disse que o trabalho em um dos jatos já havia sido concluído e outros dois estariam completos esta semana. Os sete jatos remanescentes seriam modificados até o final de junho, completou o escritório.
FONTE: Reuters (tradução e adaptação do Poder Naval a partir do original em inglês)
FOTOS: USMC (corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, com data informada de testes realizados em 18 de maio)