EUA: Marinha planeja um V-22 de maior versatilidade
A Marinha dos Estados Unidos está planejando a aquisição de 48 convertiplanos Bell-Boeing V-22 Osprey, que vão substituir aeronaves convencionais de asas fixas e de asas rotativas a bordo de seus navios-aeródromos.
A informação do foi dada pelo coronel dos Marines (Fuzileiros americanos) Dan Robinson, gerente do programa NAVAIR V-22.
Os Osprey desse lote deverão cumprir tarefas logísticas em apoio à frota (incluindo transporte de carga e de pessoal para os porta-aviões), missões de busca e salvamento e operações especiais de infiltração e exfiltração de US Navy Seals.
Em junho de 2013, durante uma entrevista à agência de notícias Reuters, o também coronel dos Marines, Gregory Masiello, revelou que várias Marinhas haviam consultado o consórcio americano Bell-Boeing sobre as características e os custos do Osprey.
As únicas forças navais sul-americanas da lista eram a do Brasil e a da Colômbia. Mas nenhuma das duas confirmou oficialmente o seu interesse. À época especulou-se que a Marinha do Brasil poderia adquirir meia dúzia dessas aeronaves, que tinham um preço unitário proibitivo para as possibilidades dos chefes navais do Brasil: 60 milhões de dólares.
Ano passado, aeronaves V-22 Osprey fizeram voos de demonstração na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia (RJ) e na base naval Capitán de Corbeta Carlos A. Curbelo, em Laguna del Sauce, no Uruguai.
Da lista de Masiello (que hoje trabalha no gerenciamento do programa do caça F-35), apenas Israel confirmou o plano de adquirir até seis V-22. Mas a compra se arrasta até hoje, por que os convertiplanos foram incluídos em um pacote de armamentos americanos (caças F-35 inclusive) em negociação pelo governo de Tel-Aviv, que já alcança o valor de 1,3 bilhão de dólares – e os israelenses desejam reduzir essa quantia pela metade…
Combustível – De acordo com o coronel Robinson, a Marinha dos EUA gostaria de ampliar a área de atuação do convertiplano. A solução imediata provável será aumentar o tamanho dos estabilizadores externos da aeronave, de forma a que eles possam receber uma maior quantidade de combustível.
Nesse momento, especialistas da Bell e da Marinha estudam até uma versão do V-22 como avião-cisterna.
Falando sobre a versatilidade do aparelho, Robinson lembrou que o V-22 combina a velocidade do aparelho de asa fixa com a característica utilitária do helicóptero.
O Osprey já completou mais de 195 mil horas de voo a serviço da US Navy. Seu reaproveitamento para voos logísticos, SAR e de transporte de comandos representa uma aquisição de baixo risco, que evita o caro desenvolvimento de uma aeronave nova e, ao mesmo tempo, contempla uma linha de produção em plena atividade.
Atualmente, o preço unitário da versão mais moderna do convertiplano é de 71,92 milhões de dólares.