As 4 novas super-fragatas MKS 180 alemãs custarão o mesmo que 14 fragatas leves coreanas
Três virgula nove bilhões de Euros, ou 4,38 bilhões de dólares (ou 13,5 bilhões de Reais…).
Esse é custo previsto das quatro novas super-fragatas alemãs do tipo MKS 180, cada uma de deslocamento no patamar das 8.000 toneladas.
Nesta terça-feira (09.06), a Ministra da Defesa alemã, Ursula von der Leyen, estimou para os jornalistas que os novos vasos de guerra começarão a ser incorporados à sua Marinha no ano de 2023.
Mas pouco se sabe além disso.
O fato é que, com a verba exigida pela nova classe de embarcações, seria possível contratar à STX Offshore & Shipbuilding, da Coreia do Sul, a construção de nada menos do que 14 fragatas leves tipo Incheon, de 3.250 toneladas.
O programa das super-fragatas alemãs tem o nome técnico de “Projeto do Navio de Combate Multipropósito”. E o grupo industrial que for aquinhoado com a tarefa de produzir as quatro unidades pode receber, na próxima década, a encomenda de mais duas.
A MKS 180 será uma embarcação modular, com uma tripulação básica de 100 oficiais e subalternos que poderá ser acrescida de outros 70 militares, dependendo da tarefa que for atribuída ao navio.
O conceito da modularidade não é exatamente novo na indústria naval do Primeiro Mundo, mas é a primeira vez que um navio militar de grande porte será montado e eventualmente refeito pela extração ou adição de componentes estruturais, que permitirão ao barco variar de uma função tática para outra.