Indústria colombiana muda projeto e aumenta capacidade de seus navios de desembarque
O comando da Marinha colombiana e a direção da Cotecmar (Corporación de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo de la Industria Naval Marítima y Fluvial), empresa vinculada à Força Naval que se constitui, hoje, na principal indústria naval da Colômbia, decidiram alterar algumas importantes características do navio de desembarque Golfo de Tribugá (240) – denominado tecnicamente de Buque de Desembarco Anfíbio (BDA) Mk.II –, durante a construção da segunda unidade dessa classe, batizada de Golfo de Urabá (241).
O modelo Mk.II tem 45,8 m de comprimento, 11 m de largura e um deslocamento (carregado) de 626 toneladas. Ele pode transportar dois botes de patrulha fluvial de 13 m de comprimento mais cinco embarcações menores, além de quatro blindados de transporte de pessoal sobre rodas Urutu, ou embarcar 250 combatentes completamente equipados.
O Golfo de Urabá teve sua área de convés ampliada em 10% (em relação à do navio que o precedeu), mediante o reposicionamento do guindaste de oito toneladas fixado no bordo direito da embarcação.
Além disso, os compartimentos armazenadores de água e comida e uma câmara frigorífica foram redesenhados, de forma a ampliar a capacidade do navio de permanecer em operação no mar.
Com essas providências, o barco, que opera com uma tripulação de 15 oficiais e praças, pode agora acomodar 36 passageiros e, eventualmente, ainda atende-los em um ambulatório capaz de receber até quatro pacientes simultaneamente.
O Golfo de Tribugá ficou pronto em abril de 2014 e hoje serve na Força Naval do Pacífico da frota colombiana. O Golfo de Urabá foi incorporado à Flotilla de Superficie del Caribe, controlada pela Força Naval do Caribe.
Os quatro navios tipo Golfo de Tribugá previstos para serem incorporados à frota colombiana até outubro de 2016, vão substituir as sete lanchas de desembarque tipo LCU-1466, de 375 toneladas, que essa Marinha recebeu dos Estados Unidos.
Os Mk.II têm uma velocidade máxima de 12 nós – igual à dos barcos americanos quando novos –, mas seu alcance, de 1.500 milhas náuticas (o equivalente a 2.700 km) é muito maior que o das pequenas LCU-1466, tripuladas por apenas 10 militares.