Indústria colombiana muda projeto e aumenta capacidade de seus navios de desembarque

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ARC Golfo de Uraba BDA Cotecmar

O comando da Marinha colombiana e a direção da Cotecmar (Corporación de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo de la Industria Naval Marítima y Fluvial), empresa vinculada à Força Naval que se constitui, hoje, na principal indústria naval da Colômbia, decidiram alterar algumas importantes características do navio de desembarque Golfo de Tribugá (240) denominado tecnicamente de Buque de Desembarco Anfíbio (BDA) Mk.II –, durante a construção da segunda unidade dessa classe, batizada de Golfo de Urabá (241).

O modelo Mk.II tem 45,8 m de comprimento, 11 m de largura e um deslocamento (carregado) de 626 toneladas. Ele pode transportar dois botes de patrulha fluvial de 13 m de comprimento mais cinco embarcações menores, além de quatro blindados de transporte de pessoal sobre rodas Urutu, ou embarcar 250 combatentes completamente equipados.

O Golfo de Urabá teve sua área de convés ampliada em 10% (em relação à do navio que o precedeu), mediante o reposicionamento do guindaste de oito toneladas fixado no bordo direito da embarcação.

Além disso, os compartimentos armazenadores de água e comida e uma câmara frigorífica foram redesenhados, de forma a ampliar a capacidade do navio de permanecer em operação no mar.

Com essas providências, o barco, que opera com uma tripulação de 15 oficiais e praças, pode agora acomodar 36 passageiros e, eventualmente, ainda atende-los em um ambulatório capaz de receber até quatro pacientes simultaneamente.

ARC Golfo de Uraba

O Golfo de Tribugá ficou pronto em abril de 2014 e hoje serve na Força Naval do Pacífico da frota colombiana. O Golfo de Urabá foi incorporado à Flotilla de Superficie del Caribe, controlada pela Força Naval do Caribe.

Os quatro navios tipo Golfo de Tribugá previstos para serem incorporados à frota colombiana até outubro de 2016, vão substituir as sete lanchas de desembarque tipo LCU-1466, de 375 toneladas, que essa Marinha recebeu dos Estados Unidos.

Os Mk.II têm uma velocidade máxima de 12 nós – igual à dos barcos americanos quando novos –, mas seu alcance, de 1.500 milhas náuticas (o equivalente a 2.700 km) é muito maior que o das pequenas LCU-1466, tripuladas por apenas 10 militares.

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