Marinha dos EUA gasta US$ 9,1 milhões para manter Windows XP em PCs
Ainda em processo de transição, marinha americana possui cerca de 100 mil computadores com o sistema operacional já obsoleto da Microsoft
A Marinha dos Estados Unidos está pagando milhões de dólares para a Microsoft para manter em funcionamento cerca de 100 mil computadores uma vez que ainda não fez a transição do Windows XP.
O Space and Naval Warfare Systems Command, que é responsável pelas redes de informações e comunicações da Marinha, assinou um contrato de 9,1 milhões de dólares no início de junho para acesso contínuo aos patches para o Windows XP, Office 2003, Exchange 2003 e Windows Server 2003.
O contrato completo pode valer até 30,8 milhões de dólares e ser extendido até 2017. Os três primeiros produtos citados acima já foram considerados obsoletos pela Microsoft, e o Windows Server 2003 vai chegar ao fim do seu ciclo de vida em 14 de julho.
Como resultado disso, a Microsoft parou de liberar updates gratuitos de segurança, mas vai continuar fazendo isso para clientes que pagarem, como a Marinha.
A Marinha dos EUA começou a transição a partir do Windows XP em 2013, mas no último mês de maio ainda tinha cerca de 100 mil estações de trabalho rodando o Windows XP ou outro software.
“A Marinha depende de uma variedade de aplicativos e programas de legado que são baseados em produtos de legado da Microsoft”, afirmou um porta-voz da Marinha, Steven Davis. “ Até que esses apps e programas sejam modernizados ou encerrados, essa continuidade de serviços é necessária para manter a eficiência operacional.”
FONTE: computerworld.com.br