Prosuper receberá propostas da China e dos EUA
O PROSUPER, programa da Marinha do Brasil (MB) que visa obter 5 navios escoltas, cinco navios-patrulha oceânicos (NPaOc) e um navio de apoio logístico (NApLog), deverá contar com mais propostas concorrentes em breve. A Marinha do Brasil aguarda a apresentação de propostas completas para fornecimento para o PROSUPER de um estaleiro chinês e de um estaleiro dos Estados Unidos da América.
Ambas as propostas terão apoio dos governos dos respectivos países, o que poderá trazer vantagens nos financiamentos e garantias de transferência de tecnologia.
Os navios chineses – A proposta chinesa deverá englobar, para os navios escoltas, uma variante do destróieres Tipo 052B. Espera-se que o NApLog seja baseado no Tipo 903, enquanto uma variante das corvetas do Tipo 056 deverá ser oferecida para NPaOc.
Americanos – a proposta de estaleiro dos EUA, por sua vez, ainda deverá se adequar às especificações detalhadas fornecidas pela Marinha do Brasil. Isso porque os meios navais propostos, obrigatoriamente, precisarão estar em operação em pelo menos uma marinha no mundo, sendo adaptados aos requisitos estabelecidos pela MB.
Neste sentido, sabe-se que navios como os destróieres da classe “Arleigh Burke” (F-IIA) e o USNS “Bridge” (T-AOE-10) suplantam em muito as especificações fornecidas pela Marinha do Brasil.