Suécia assina com Saab a encomenda de dois novos submarinos tipo A26
Empresa também modernizará dois exemplares da classe ‘Gotland’ em serviço na Marinha Sueca
–
Na última terça-feira, 30 de junho, a Saab divulgou nota informando sobre a assinatura de contratos com a administração sueca de material de defesa (FMV) para a construção de dois novos submarinos Tipo A26 e para a modernização de meia vida de duas unidades da classe “Gotland”, atualmente em serviço na Marinha Sueca. Essas encomendas são parte de uma carta de intenções de 9 de junho do ano passado, relacionada às capacidades subaquáticas das Forças Armadas Suecas.
Os contratos assinados em 30 de junho cobrem o período 2015-2024 e somam 8,6 bilhões de coroas suecas (pouco mais de 1 bilhão de dólares ou 3,2 bilhões de reais). A empresa também informou que outros pedidos, somando pouco mais de 1 bilhão de coroas, já haviam sido assinados desde o ano passado, e que a construção, entrega e testes dos dois novos submarinos A26 têm valor de aproximadamente 7,6 bilhões de coroas suecas.
Modernização de dois submarinos “Gotland” – Além desses números acima, a nota afirma que a modernização de meia vida de dois exemplares da classe “Gotland”, que inclui revisão e atualização do sistema de combate, tem valor de 2,1 bilhões de coroas. Um dos submarinos modernizados deverá ser entregue à FMV no final de 2018, e o outro no fim do ano seguinte. A modernização visa tornar as duas unidades aptas a atender requerimentos operacionais futuros, e a encomenda inclui aquisição de materiais, modificações da plataforma, atualização de sistemas e testes.
Segundo a ficha técnica divulgada pelas Forças Armadas da Suécia sobre os submarinos da classe “Gotland” (três construídos no total), a incorporação das unidades deu-se em meados da década de 1990. Os submarinos da classe têm 60,4 metros de comprimento, 6,2m de boca e deslocam 1.600 toneladas em imersão. A propulsão é diesel-elétrica, acoplada a um eixo, que permite velocidade de cerca de 10 nós na superfície e 20 nós em imersão, e eles também são dotados de sistema de propulsão independente da atmosfera (AIP) Stirling, com 2 motores do tipo.
Em 29 de setembro do ano passado a Saab já havia informado que faria a revisão do submarino HMS Halland da Marinha Sueca, da classe “Gotland”, no período 2014-15, trabalho também vinculado à carta de intenções assinada em 9 de junho de 2014. A revisão, que é realizada a cada seis anos, teve seu valor divulgado em 130 milhões de coroas suecas.
Tipo A26 – Quanto aos novos A26, eles serão projetados e construídos nas instalações da Saab em Malmö, Karlskrona, Järfälla e Linköping, na Suécia. A propulsão será do tipo diesel-elétrica, incorporando também o sistema independente da atmosfera AIP Kockums Stirling, tornando os submarinos mais furtivos e difíceis de detectar.
Abaixo, as características dos novos submarinos, divulgadas pela Saab:
- Comprimento – aprox. 62m
- Calado na superfície – aprox. 6m
- Deslocamento – aprox. 1800t na superfície
- Profundidade máxima de mergulho – maior que 200 m
- Tripulação padrão – 26 pessoas
- Tubos de armamento – 4
- Armas – torpedos de 53cm, 40cm e minas
- Quantidade de armas pesadas – superior a 15
- Portal Multimissão – comprimento de 6m, diâmetro de 1,5m, capaz de lançar e recolher veículos submarinos não tripulados e abrigar até 8 mergulhadores
- Propulsão – diesel-elétrica e AIP (Stirling), em um eixo
- Autonomia – maior que 45 dias
- Velocidade máxima contínua com snorkel – 12 nós
- Velocidade máxima submerso com AIP – 6 nós
- Autonomia do AIP – superior a 18 dias em velocidade de patrulha
IMAGENS E INFORMAÇÕES TÉCNICAS: Saab e Forças Armadas da Suécia
VEJA TAMBÉM:
- MD da Suécia confirma investimento em dois novos submarinos
- Saab fará revisão no submarino HMS ‘Halland’ da Marinha Sueca
- Há 100 anos um ‘Peixe-Espada’, parente de ‘Foca’, era lançado na Suécia
- Saab e ThyssenKrupp assinam acordo
- Submarino RSS Archer de Singapura é batizado na Kockums
- Vale a pena ler de novo : Submarinos: A Visão da Marinha