Há 63 anos, era batida a quilha do primeiro super porta-aviões, USS ‘Forrestal’
No dia 14 de julho de 1954 era batida a quilha do USS Forrestal (CV-59), o primeiro navio-aeródromo da era dos “super-carriers”. O Forrestal foi projetado de acordo com todos os avanços da aviação naval da era a jato, sendo capaz de operar aeronaves de grande porte e alto desempenho. Desde então, as classes subsequentes apenas incorporaram aprimoramentos, mas o desenho básico foi mantido. Uma prova disto é que qualquer aeronave embarcada do atual inventário da USN poderia operar a partir do seu convés sem maiores problemas.
O primeiro “super carrier” tinha dimensões impressionantes em comparação com os navios da Segunda Guerra Mundial: deslocava carregado 80.000 toneladas, media 325 metros comprimento e levava uma tripulação de 5.500 homens, para operar um total de 85 aeronaves.
O nome Forrestal foi uma homenagem ao primeiro Secretário de Defesa dos EUA, James Forrestal, vindo daí também o apelido do navio, FID ou “First In Defense”. O Forrestal foi incorporado em 1955 e liderou a classe de mais três navios, USS Saratoga, USS Ranger e USS Independence, todos de propulsão convencional, constituída de caldeiras a óleo e turbinas a vapor.
O navio também teve outros apelidos, como “USS Zippo”, “Forest Fire” e “Firestal”, devido ao grande número de incêndios a bordo, o mais notável ocorrido em 1967, que matou 134 marinheiros e feriu outros 161.
O Forrestal deixou o serviço ativo em setembro de 1993 e foi enviado em 2014 para desmanche em Brownsville, no Texas.