Alto padrao… Para ser justo, solicito que coloque o credito para Rodrigo Marchesini, ele trabalha comigo na CNBW, estava coordenando a faina no local e mandou as fotos. Obrigado, abraco…
X.O.
Visitante
9 anos atrás
Prezado Chefe, nesses tempos dificeis, toda vitoria deve ser compartilhada… Respeitosamente, Fernando Luis
Juarez
Visitante
9 anos atrás
Esta é uma vitória a ser comemorada, um vetor escolhido pela sua capacidade técnica e operacional e principalmente uma opção da MB e não uma entubacion…
Parabéns marinheiros, Heli de combate de verdade, junto com o Merlin , um dos melhores na sua categoria.
bom, agora so faltaaescolta para operar com ele ou criarmos o primeiro NDCC ASW da historia rsssss
X.O.
Visitante
9 anos atrás
Complementando o Juarez… Nao sei se faz muito tempo, mas US Navy padronizou sua frota de ANV de asa rotativa com 2 versoes do Seahawk… Nao deve ser aa toa…
claudio quadros
Visitante
9 anos atrás
Devemos compra mais logo nosso Mistral vai vim para marinha do Brasil devemos compra herrer dos fuzileiros americanos equipa nosso futuro mistral logo vao vim para o Brasil porque unica marinha tem condicoes de operalos
Luiz Monteiro
Visitante
9 anos atrás
Prezado XO,
Concordo. Temos que comemorar mesmo.
Esperamos mais uma vitória nos próximos dias.
Agradeço ao Rodrigo Marchesini também.
Abraços para ambos.
Juarez
Visitante
9 anos atrás
A solução temporária passa pelas OHPs…..que deveriam ser compradas ao invés daquela cruza de porta buneco com transatlantico de festa gay Francês, mas, infelizmente, parece que Inês é morta…..
Grande abraço
Marcos
Visitante
9 anos atrás
Entendo que o posicionamento da bequilha, mais ao centro de que de seu irmão BH, é uma questão de não danificar a cauda em operações de pouso em mar agitado, mas qual o motivo de o próprio BH então não ter a bequilha na mesma posição?
De resto, Xo, parabéns pelas imagens.
Luiz Monteiro
Visitante
9 anos atrás
Prezado amigo Juarez, A visita do CM aos EUA não contempla a análise de nenhum meio naval. A viagem objetiva aprofundar o intercâmbio entre a MB e a USN em diversas áreas. Contudo, a MB já deixou claro que poderia obter, por meio de compras de oportunidade, navios escoltas que estejam em condições de serem operados por pelo menos mais 20 anos. Desta forma, a MB está aberta a receber da USN alguma proposta. Contudo, as informações que possuo sobre as FFG OHP não são muito promissoras. Os CG “Ticonderoga” possuem elevado custo de manutenção e de operação. Da mesma… Read more »
Acho difícil que algum destes meios venham para a MB. Teriam de ser analisados pela DEN e em seguida a DGMM teria que fazer estudos sobre os custos de operação e manutenção destes meios e sua viabilidade dentro das previsões de orçamento para os próximos anos.
Abraços
Rafael Oliveira
Visitante
9 anos atrás
Belas fotos.
Até a cor do Seahawk é mais bonita que a dos outros helicópteros.
MO, acho que o Siroco/Bahia será o navio dos Seahawks.
Nesse caso, e supondo que ele esteja bem escoltado, não seria uma solução razoável?
Abraço!
BJJ
Visitante
9 anos atrás
Prezado CM LM
Alguma novidade em relação ao Prosuper e CV03 que possa nos repassar?
Abraços
Juarez
Visitante
9 anos atrás
Alm LM, Ticos e ABs, infelizmente não são para o nosso bico como bem o senhor falou, agora as OHPs com uma estadia em estaleiro americano, recolocando os lançadores Harpoon e o Mk 13 com SM no lugar do SM 1 2, teríamos um belo navio com porpulsão LM 2500, velha conhecida da MB e principalmente um deck e um hangar para os SHs que já compensaria todas as outras coisas. Quanto aos 20 anos pela frente de vida útil, nós bem sabemos que não tem nada disponível almirante, e o que se tem por aí é tudo da “nossa… Read more »
Danilo José
Visitante
9 anos atrás
Onde alocar os SeaHawk´s ? a marinha já tem alguma ideia ou vai depender de compra de oportunidade ?
Apesar de parecer vazio, belo vão livre sob o radomo.
Wellington Góes
Visitante
9 anos atrás
Lindos helicópteros!!!
Ei Juarez, dá uma olhada no painel dos bichanos, é assim que é um helicóptero completo, apto aos novos TOs e não aqueles cheios de reloginhos. kkkkkkkkkkkkkk
Tem RWR, Chaff/Flare, etc…… Isto sim é completo. Detalhe, tudo isto (em compras de prateleira, é bom deixar claro, sem PN de retorno) a bagatela entre US$ 50-60 milhões a unidade.
Até mais!!! 😉
Dalton
Visitante
9 anos atrás
Juarez… no caso pouco provável da marinha adquirir ao menos um par de OHPs penso que trazer de volta o lançador para o obsoleto e em vias de extinção SM-1 não seria compensador. Quando o Paquistão adquiriu a OHP então USS McInerney com 30 anos e que passou por uma boa revitalização nos EUA o lançador que havia sido removido muitos anos antes não foi recolocado e o navio tem prestado bons serviços desde então e já ultrapassou a marca dos 35 anos. A mesma coisa poderia acontecer por aqui…nada de muito “badulaque” adicionado que iria apenas encarecer o navio… Read more »
Eduardo Pereira
Visitante
9 anos atrás
Bom dia senhores, Alm LM tens alguma info que podes nos adiantar ???
Belo helicóptero, sem comentários , que venhao mais unidades!!!
Sds.
Dalton
Visitante
9 anos atrás
Marcos…
quanto a sua questão sobre o blackhawk e a posição da
“bequilha” penso que deve-se principalmente ao fato da necessidade dos mesmos precisarem ser rebocados o que é feito pela “bequilha”.
Já a versão naval com as duplas rodas mais no centro facilitam a movimentação no convés de um navio.
Entregues no prazo, bem equipados, por preço compatível com o mercado… como são maus e manipuladores esses americanos!
Delmo Almeida
Visitante
9 anos atrás
Prezado Luiz Monteiro,
O senhor quer me deixar sem dormir? Lançando o suspense no ar para os próximos dias…
Aposto todas as minhas fichas que a “novidade” é o Siroco, mas mesmo assim fico ansioso.
Att.
Siri Nervozus
Visitante
9 anos atrás
As OHP com lançadores de Harpoon e Mk56 dariam um folego a MB.
Jr
Visitante
9 anos atrás
Alguém aqui sabe dizer a idade das OHP em operação na USN que podem ser oferecidas? Com relação a MB só querer compra navios escoltas que estejam em condições de serem operados por pelo menos mais 20 anos, bom isso é o minimo que esperamos da marinha, é até uma questão de coerência.
Eliezer Gomes Rocha Junior
Visitante
9 anos atrás
PORQUE NÃO COMPRAR UMA AERONAVE MADE IN USA – Não importa os armamentos, pois com apenas um ÚNICO comando no software da aeronave, os EUA, mantem o mesmo no solo e totalmente vulnerável e em qualquer parte do mundo.
É SIMPLES ASSIM, basta pensar !!!
Eliezer Gomes Rocha Junior
Visitante
9 anos atrás
Não importa muito os armamentos, pois com apenas um comando no software da aeronave, os EUA, mantem o mesmo no solo e totalmente vulnerável e em qualquer parte do mundo.
Housemaq
Visitante
9 anos atrás
Oops…
Mais um discípulo de Aleksandar Dugin, da foice e do martelo detectado acima…
Elcio Machado
Visitante
9 anos atrás
gOSTARIA de saber noticias dos chinnoh para a mb vão comprar ou não
Ferreras
Visitante
9 anos atrás
Prezado Eliezer Gomes Rocha Junior.
Para não termos esse risco é só construí-lo 100% aqui.
Nada que uma revolução politica, econômica, educacional e cultural não resolva.
Após isso eu apoio 100%.
Juarez
Visitante
9 anos atrás
ellington Góes 11 de agosto de 2015 at 3:46 # Lindos helicópteros!!! Ei Juarez, dá uma olhada no painel dos bichanos, é assim que é um helicóptero completo, apto aos novos TOs e não aqueles cheios de reloginhos. kkkkkkkkkkkkkk Tem RWR, Chaff/Flare, etc…… Isto sim é completo. Detalhe, tudo isto (em compras de prateleira, é bom deixar claro, sem PN de retorno) a bagatela entre US$ 50-60 milhões a unidade. Até mais!!! ? O SH é para ouro TO e outra missão, os das FAB com relóginhos estão cumprindo a missão, ZERO DE PANE e principalmente Wellington voam treinam e… Read more »
Juarez
Visitante
9 anos atrás
Dalton, não seria possível lançar SM 2 do lançador do antigo SM 1 das OHPs???
Grande abraço
BILL
Visitante
9 anos atrás
Juarez,já tem um H-36 com Flir.
Dalton
Visitante
9 anos atrás
Sim Juarez é possível tanto que 4 OHPs australianas foram modificadas para lançar o SM-2 de médio alcance. A questão é que encareceria muito dar às OHPs tal capacidade sem contar o estoque de mísseis que não seria nada barato. Se contarmos apenas as OHPs que a US Navy descomissionou desde janeiro, mais as duas últimas que serão retiradas até setembro que serão postas à venda temos um total de 8 navios com uma média de idade de 30 anos. Não acho que a idade dos navios aliada à uma completa falta de ameaças que justifique tal míssil, compensaria investir… Read more »
novos ou usados…. mas precisamos de navios urgente! diferente da força aérea e exercito…. marinha afundaaaaa – obrigado MinDef!
claudio quadros
Visitante
9 anos atrás
Olha helicoteros do Mistral do Brasil
wfeitosa
Visitante
9 anos atrás
termos um “serial killer” no grupo …
a língua portuguesa pede socorro … rss
Bardini
Visitante
9 anos atrás
Queria ver o sorriso do pessoal que vai pilotar e operar esse bichão ai… deve ir de orelha a orelha… rsrs…
Enfim, ótimo helicóptero, vale o preço pago sem dúvidas, e que venham os próximos.
Sds.
Wellington Góes
Visitante
9 anos atrás
Juarez, tem um ditado que diz o seguinte: Uma mentira contada tantas vezes, acaba se tornando verdade aos que não a conhecem. PANE ZERO. rsrsrsrs Amigo, se a(s) aeronave(s) tem disponibilidade de 75 a 80% ela(s), definitivamente, não pode(m) ter pane zero. Quanto a ter GPS acoplado e Moving Map, quero saber como, se os BHs só possuem uma única tela de 4″ do radar meteorológico. Só me vem a mente o GPS “acoplado” que os A-4 da MB possuem, e os mapas (de papel) que ficam nos bolsos plásticos dos macacões dos pilotos. rsrsrsrs Amigo, do jeito que estão… Read more »
Juarez
Visitante
9 anos atrás
Wellington realmente tu és um zero a esquerda em aviação militar, não sabe que não sabe.
Pane, é quando a aeronave dá um problema durante o intervalo entre os cheks, os BHs não tiveram nenhum, entendeu, ou quer que eu desenhe de novo???
Cidadão, moving map e GPS é poss ter até em cima de joelho em telas separada que e o que acontece com os BHs, nenhum MM ou GPS está escrevizados a painel digital, deixa de ser estúpido, lê e ve se aprende.
Grande abraço
Wellington Góes
Visitante
9 anos atrás
Eita que o homi fica bravo. Rsrs
Até mais!!! 😉
Wellington Góes
Visitante
9 anos atrás
Moving map e GPS, do jeito que tu citaste, até um 206 xexelento pode ter e nem é preciso ser padrão. Qualquer tablet e um GPS comum pode ser (que é o que tu escreves) os tais “equipamentos padrões” dos nossos BHs, ou seja, coisas que não vieram com a aeronave. Putz, e eu que sou um zero a esquerda. Rsrs E Pane, até aonde eu sei, é o mau funcionamento, ou o não funcionamento, de algum instrumento/equipamento da aeronave, ela pode acontecer antes ou depois de um Check. Dizer que nenhum BH teve algum tipo de pane é, no… Read more »
Wellington Góes
Visitante
9 anos atrás
Porém, contudo, todavia, como eu sou “um zero a esquerda” e estou sendo um “estúpido”, é de grande valia você detalhar melhor o que seria PANE ZERO. 😉
Luiz Monteiro
Visitante
9 anos atrás
Prezado BJJ,
Infelizmente, sem novidades. Pelo menos por enquanto.
Abraços
Luiz Monteiro
Visitante
9 anos atrás
Prezados Eduardo Pereira e Delmo Almeida,
É por aí mesmo. Mas ainda faltam alguns detalhes para finalizar, principalmente no que tange a sua manutenção geral.
Abraços
Flanker
Visitante
9 anos atrás
Wellington,
A disponibilidade refere-se àquelas aerronaves disponíveis para voo. O Pantera da BASM tem essa disponibilidade, com 5 a 7 aeronaves, de sua dotação de 8, disponíveis para voo, a qualquer momento. As outras, entre uma e três aeronaves, encontram-se, rotineiramente, e em forma de rodízio, em checks de 300, 600,….horas. Isso não quer dizer pane. Se tu não acredita que não tiveram panes, tudo bem, direito teu, mas nem por isso invalida a realidade….. Acredite no que quiser…..
Glauber
Visitante
9 anos atrás
Prezado e respeitado Wellington
Sinto em dizer que Flanker e Juarez estão certos. Que tal uma visitinha nas bases para ver como estão as coisas? Converse com o pessoal que lida com isso, não com o pessoal que não sai do PC.
O que o Juarez disse sobre pane é fato. Quando um helicóptero sai de um check, conta-se o tempo até o próximo check. Isso se chama intervalo. É o tempo de operação do helicóptero até o próximo check.
Os BH não tiveram nenhuma pane nesses intervalos. Já os novíssimos helicópteros franceses… Já até ganharam apelidos jocosos sobre isso.
Wellington Góes
Visitante
9 anos atrás
Flanker, obrigado pela discrição correta. Glauber, eu tenho acesso ao pessoal do 1°/8° Esquadrão Falcão, o pessoal lá no FBM sabe disso, inclusive o Flanker e Juarez. Aliás, em 2011, lá no FBM, eu tive a oportunidade de trazer ao debate informações, em primeira mão, como estava a operação do H-36, isto daí constratava as, então, única fonte de informações sobre o Caracal FABiano, ou seja, o Juarez. Eu sei falar bastante coisa dos H-36, conheço de longa data uns três pilotos da aeronave (três majores), além de poder conversar com outros tantos pilotos e mecânicos. Sempre que vou à… Read more »
Juarez
Visitante
9 anos atrás
Wellingitom, dá o prefixo e sai do ar , tu sabes a diferença entre uma melãncia e u rotor, cai fora caro, tu ja enchei o saco, tá sabe absolutamente nada de nada.
Prezado XO,
Obrigado por compartilhar as fotos conosco.
Abraços
Alto padrao… Para ser justo, solicito que coloque o credito para Rodrigo Marchesini, ele trabalha comigo na CNBW, estava coordenando a faina no local e mandou as fotos. Obrigado, abraco…
Prezado Chefe, nesses tempos dificeis, toda vitoria deve ser compartilhada… Respeitosamente, Fernando Luis
Esta é uma vitória a ser comemorada, um vetor escolhido pela sua capacidade técnica e operacional e principalmente uma opção da MB e não uma entubacion…
Parabéns marinheiros, Heli de combate de verdade, junto com o Merlin , um dos melhores na sua categoria.
Grande abraço
bom, agora so faltaaescolta para operar com ele ou criarmos o primeiro NDCC ASW da historia rsssss
Complementando o Juarez… Nao sei se faz muito tempo, mas US Navy padronizou sua frota de ANV de asa rotativa com 2 versoes do Seahawk… Nao deve ser aa toa…
Devemos compra mais logo nosso Mistral vai vim para marinha do Brasil devemos compra herrer dos fuzileiros americanos equipa nosso futuro mistral logo vao vim para o Brasil porque unica marinha tem condicoes de operalos
Prezado XO,
Concordo. Temos que comemorar mesmo.
Esperamos mais uma vitória nos próximos dias.
Agradeço ao Rodrigo Marchesini também.
Abraços para ambos.
A solução temporária passa pelas OHPs…..que deveriam ser compradas ao invés daquela cruza de porta buneco com transatlantico de festa gay Francês, mas, infelizmente, parece que Inês é morta…..
Grande abraço
Entendo que o posicionamento da bequilha, mais ao centro de que de seu irmão BH, é uma questão de não danificar a cauda em operações de pouso em mar agitado, mas qual o motivo de o próprio BH então não ter a bequilha na mesma posição?
De resto, Xo, parabéns pelas imagens.
Prezado amigo Juarez, A visita do CM aos EUA não contempla a análise de nenhum meio naval. A viagem objetiva aprofundar o intercâmbio entre a MB e a USN em diversas áreas. Contudo, a MB já deixou claro que poderia obter, por meio de compras de oportunidade, navios escoltas que estejam em condições de serem operados por pelo menos mais 20 anos. Desta forma, a MB está aberta a receber da USN alguma proposta. Contudo, as informações que possuo sobre as FFG OHP não são muito promissoras. Os CG “Ticonderoga” possuem elevado custo de manutenção e de operação. Da mesma… Read more »
Espetáculo! Parabéns!
Cortou.
Continuando….
Acho difícil que algum destes meios venham para a MB. Teriam de ser analisados pela DEN e em seguida a DGMM teria que fazer estudos sobre os custos de operação e manutenção destes meios e sua viabilidade dentro das previsões de orçamento para os próximos anos.
Abraços
Belas fotos.
Até a cor do Seahawk é mais bonita que a dos outros helicópteros.
MO, acho que o Siroco/Bahia será o navio dos Seahawks.
Nesse caso, e supondo que ele esteja bem escoltado, não seria uma solução razoável?
Abraço!
Prezado CM LM
Alguma novidade em relação ao Prosuper e CV03 que possa nos repassar?
Abraços
Alm LM, Ticos e ABs, infelizmente não são para o nosso bico como bem o senhor falou, agora as OHPs com uma estadia em estaleiro americano, recolocando os lançadores Harpoon e o Mk 13 com SM no lugar do SM 1 2, teríamos um belo navio com porpulsão LM 2500, velha conhecida da MB e principalmente um deck e um hangar para os SHs que já compensaria todas as outras coisas. Quanto aos 20 anos pela frente de vida útil, nós bem sabemos que não tem nada disponível almirante, e o que se tem por aí é tudo da “nossa… Read more »
Onde alocar os SeaHawk´s ? a marinha já tem alguma ideia ou vai depender de compra de oportunidade ?
Na falta do “Ceará” e c/ o “Matoso Maia” a caminho de dar baixa, sobram somente os anfíbios britânicos.
Apesar de parecer vazio, belo vão livre sob o radomo.
Lindos helicópteros!!!
Ei Juarez, dá uma olhada no painel dos bichanos, é assim que é um helicóptero completo, apto aos novos TOs e não aqueles cheios de reloginhos. kkkkkkkkkkkkkk
Tem RWR, Chaff/Flare, etc…… Isto sim é completo. Detalhe, tudo isto (em compras de prateleira, é bom deixar claro, sem PN de retorno) a bagatela entre US$ 50-60 milhões a unidade.
Até mais!!! 😉
Juarez… no caso pouco provável da marinha adquirir ao menos um par de OHPs penso que trazer de volta o lançador para o obsoleto e em vias de extinção SM-1 não seria compensador. Quando o Paquistão adquiriu a OHP então USS McInerney com 30 anos e que passou por uma boa revitalização nos EUA o lançador que havia sido removido muitos anos antes não foi recolocado e o navio tem prestado bons serviços desde então e já ultrapassou a marca dos 35 anos. A mesma coisa poderia acontecer por aqui…nada de muito “badulaque” adicionado que iria apenas encarecer o navio… Read more »
Bom dia senhores, Alm LM tens alguma info que podes nos adiantar ???
Belo helicóptero, sem comentários , que venhao mais unidades!!!
Sds.
Marcos…
quanto a sua questão sobre o blackhawk e a posição da
“bequilha” penso que deve-se principalmente ao fato da necessidade dos mesmos precisarem ser rebocados o que é feito pela “bequilha”.
Já a versão naval com as duplas rodas mais no centro facilitam a movimentação no convés de um navio.
Entregues no prazo, bem equipados, por preço compatível com o mercado… como são maus e manipuladores esses americanos!
Prezado Luiz Monteiro,
O senhor quer me deixar sem dormir? Lançando o suspense no ar para os próximos dias…
Aposto todas as minhas fichas que a “novidade” é o Siroco, mas mesmo assim fico ansioso.
Att.
As OHP com lançadores de Harpoon e Mk56 dariam um folego a MB.
Alguém aqui sabe dizer a idade das OHP em operação na USN que podem ser oferecidas? Com relação a MB só querer compra navios escoltas que estejam em condições de serem operados por pelo menos mais 20 anos, bom isso é o minimo que esperamos da marinha, é até uma questão de coerência.
PORQUE NÃO COMPRAR UMA AERONAVE MADE IN USA – Não importa os armamentos, pois com apenas um ÚNICO comando no software da aeronave, os EUA, mantem o mesmo no solo e totalmente vulnerável e em qualquer parte do mundo.
É SIMPLES ASSIM, basta pensar !!!
Não importa muito os armamentos, pois com apenas um comando no software da aeronave, os EUA, mantem o mesmo no solo e totalmente vulnerável e em qualquer parte do mundo.
Oops…
Mais um discípulo de Aleksandar Dugin, da foice e do martelo detectado acima…
gOSTARIA de saber noticias dos chinnoh para a mb vão comprar ou não
Prezado Eliezer Gomes Rocha Junior.
Para não termos esse risco é só construí-lo 100% aqui.
Nada que uma revolução politica, econômica, educacional e cultural não resolva.
Após isso eu apoio 100%.
ellington Góes 11 de agosto de 2015 at 3:46 # Lindos helicópteros!!! Ei Juarez, dá uma olhada no painel dos bichanos, é assim que é um helicóptero completo, apto aos novos TOs e não aqueles cheios de reloginhos. kkkkkkkkkkkkkk Tem RWR, Chaff/Flare, etc…… Isto sim é completo. Detalhe, tudo isto (em compras de prateleira, é bom deixar claro, sem PN de retorno) a bagatela entre US$ 50-60 milhões a unidade. Até mais!!! ? O SH é para ouro TO e outra missão, os das FAB com relóginhos estão cumprindo a missão, ZERO DE PANE e principalmente Wellington voam treinam e… Read more »
Dalton, não seria possível lançar SM 2 do lançador do antigo SM 1 das OHPs???
Grande abraço
Juarez,já tem um H-36 com Flir.
Sim Juarez é possível tanto que 4 OHPs australianas foram modificadas para lançar o SM-2 de médio alcance. A questão é que encareceria muito dar às OHPs tal capacidade sem contar o estoque de mísseis que não seria nada barato. Se contarmos apenas as OHPs que a US Navy descomissionou desde janeiro, mais as duas últimas que serão retiradas até setembro que serão postas à venda temos um total de 8 navios com uma média de idade de 30 anos. Não acho que a idade dos navios aliada à uma completa falta de ameaças que justifique tal míssil, compensaria investir… Read more »
em tempo = RbAM Almirante Guillobel em SSZ =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/08/rbam-almirante-guillobel-9r-25-pwgl.html
novos ou usados…. mas precisamos de navios urgente! diferente da força aérea e exercito…. marinha afundaaaaa – obrigado MinDef!
Olha helicoteros do Mistral do Brasil
termos um “serial killer” no grupo …
a língua portuguesa pede socorro … rss
Queria ver o sorriso do pessoal que vai pilotar e operar esse bichão ai… deve ir de orelha a orelha… rsrs…
Enfim, ótimo helicóptero, vale o preço pago sem dúvidas, e que venham os próximos.
Sds.
Juarez, tem um ditado que diz o seguinte: Uma mentira contada tantas vezes, acaba se tornando verdade aos que não a conhecem. PANE ZERO. rsrsrsrs Amigo, se a(s) aeronave(s) tem disponibilidade de 75 a 80% ela(s), definitivamente, não pode(m) ter pane zero. Quanto a ter GPS acoplado e Moving Map, quero saber como, se os BHs só possuem uma única tela de 4″ do radar meteorológico. Só me vem a mente o GPS “acoplado” que os A-4 da MB possuem, e os mapas (de papel) que ficam nos bolsos plásticos dos macacões dos pilotos. rsrsrsrs Amigo, do jeito que estão… Read more »
Wellington realmente tu és um zero a esquerda em aviação militar, não sabe que não sabe.
Pane, é quando a aeronave dá um problema durante o intervalo entre os cheks, os BHs não tiveram nenhum, entendeu, ou quer que eu desenhe de novo???
Cidadão, moving map e GPS é poss ter até em cima de joelho em telas separada que e o que acontece com os BHs, nenhum MM ou GPS está escrevizados a painel digital, deixa de ser estúpido, lê e ve se aprende.
Grande abraço
Eita que o homi fica bravo. Rsrs
Até mais!!! 😉
Moving map e GPS, do jeito que tu citaste, até um 206 xexelento pode ter e nem é preciso ser padrão. Qualquer tablet e um GPS comum pode ser (que é o que tu escreves) os tais “equipamentos padrões” dos nossos BHs, ou seja, coisas que não vieram com a aeronave. Putz, e eu que sou um zero a esquerda. Rsrs E Pane, até aonde eu sei, é o mau funcionamento, ou o não funcionamento, de algum instrumento/equipamento da aeronave, ela pode acontecer antes ou depois de um Check. Dizer que nenhum BH teve algum tipo de pane é, no… Read more »
Porém, contudo, todavia, como eu sou “um zero a esquerda” e estou sendo um “estúpido”, é de grande valia você detalhar melhor o que seria PANE ZERO. 😉
Prezado BJJ,
Infelizmente, sem novidades. Pelo menos por enquanto.
Abraços
Prezados Eduardo Pereira e Delmo Almeida,
É por aí mesmo. Mas ainda faltam alguns detalhes para finalizar, principalmente no que tange a sua manutenção geral.
Abraços
Wellington,
A disponibilidade refere-se àquelas aerronaves disponíveis para voo. O Pantera da BASM tem essa disponibilidade, com 5 a 7 aeronaves, de sua dotação de 8, disponíveis para voo, a qualquer momento. As outras, entre uma e três aeronaves, encontram-se, rotineiramente, e em forma de rodízio, em checks de 300, 600,….horas. Isso não quer dizer pane. Se tu não acredita que não tiveram panes, tudo bem, direito teu, mas nem por isso invalida a realidade….. Acredite no que quiser…..
Prezado e respeitado Wellington
Sinto em dizer que Flanker e Juarez estão certos. Que tal uma visitinha nas bases para ver como estão as coisas? Converse com o pessoal que lida com isso, não com o pessoal que não sai do PC.
O que o Juarez disse sobre pane é fato. Quando um helicóptero sai de um check, conta-se o tempo até o próximo check. Isso se chama intervalo. É o tempo de operação do helicóptero até o próximo check.
Os BH não tiveram nenhuma pane nesses intervalos. Já os novíssimos helicópteros franceses… Já até ganharam apelidos jocosos sobre isso.
Flanker, obrigado pela discrição correta. Glauber, eu tenho acesso ao pessoal do 1°/8° Esquadrão Falcão, o pessoal lá no FBM sabe disso, inclusive o Flanker e Juarez. Aliás, em 2011, lá no FBM, eu tive a oportunidade de trazer ao debate informações, em primeira mão, como estava a operação do H-36, isto daí constratava as, então, única fonte de informações sobre o Caracal FABiano, ou seja, o Juarez. Eu sei falar bastante coisa dos H-36, conheço de longa data uns três pilotos da aeronave (três majores), além de poder conversar com outros tantos pilotos e mecânicos. Sempre que vou à… Read more »
Wellingitom, dá o prefixo e sai do ar , tu sabes a diferença entre uma melãncia e u rotor, cai fora caro, tu ja enchei o saco, tá sabe absolutamente nada de nada.
Tchau para ti