Saudades da Marinha do Brasil dos anos 90?
O site argentino “Historia y Arqueología Marítima” (www.histarmar.org) tem fotos de alguns navios brasileiros nos anos 1990.
Você se lembra dos navios abaixo?
O site argentino “Historia y Arqueología Marítima” (www.histarmar.org) tem fotos de alguns navios brasileiros nos anos 1990.
Você se lembra dos navios abaixo?
Tenho uma baita admiração pelo H-42 Barão de Teffé. Talvez por ser o pioneiro do país no continente gelado. Mas esse visual dele me encanta. Poderia ter continuado na ativa, como balizador, ou até continuar participando da PROANTAR…
As sucatas só mudavam de nome.
Sim mutas saudades e rindo dos patetas dos UQTR … Wikipedy and Google Navy …
Mo, saudades das antigas. Ass: Chico de Maceio
Só uma pergunta, o CT Paraná é que tinha o numeral D-27?
Contra torpedeiro era semelhante a Destroier à época na MB
A palavra Contratorpedeiro é a mesmo que Destroier
D 27 é o Pará o CT Paraná é D29
Não, 27 – Pará
28 – Paraíba
29 – Paraná
30 – Pernambuco
Não, o CT Paraná era o D29, CT Paraíba D28, CT Pará D27, CT Pernambuco D30,CT Piauí D31, CT Catarina D32. CT Maranhão D33….
Ct 36 Alagoas e o ct 38 Espírito Santo.
A Marinha brasileira é a rainha da sucata.Sempre aproveitando refugo de outras marinhas.
O Para era o D27… o Parana era o D29.
Pará-D27
Paraíba-D28
Paraná-D29
Gostaria dos Wikipedia Warrior definissem sucata …. (embasada claro, não abobrinha de wikipedista …. )
Em tempo = fotos noturnicas de noite
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/08/mv-kythnos-warrior-3fom6-suspendendo-na.html
11 photos
X.O.
20 de agosto de 2015 at 20:07 #
O Para era o D27… o Parana era o D29.
GUPPY
20 de agosto de 2015 at 20:09 #
Pará-D27
Paraíba-D28
Paraná-D29
Obrigado X.O. e GUPPY pela resposta, sempre confundo os dois nomes Pará e Paraná.
Como eu gostaria que o Amazonas-S16 fosse um Submarino Museu hoje. Um Balao Class que passou pelo programa GUPPY.
e quase foi se nao confundi de S houve um projeto paraum Guppy virar museu emSSZ, sei la pq nao vingou e acho que era o S 16 (to sonado e com 1 kb de memoria RAM de cerebro agora …
Aureo…
obrigado pelo relato sobre à Apollo 13, desconhecia o fato!
MO…
tem que arrumar lá no NGB, o que o Aureo descreveu foi em 1970 e não em 1969 !!
ok Dalton
passando pro Zé para correção
Lamentável notar que, nossa marinha de hoje, consegue estar pior – ou quase tão mal – do que aquela dos anos 70, haja vista que, os navios eram, via de regra, obsoletos. Tirando os subs da classe Oberon e, as fragatas da classe Niterói, compradas novas, smj, me corrijam os nobres marujos, se acaso estiver errado, a maior parte daqueles valentes navios e submarinos era oriunda da II GM ou de logo após o fim da mesma. Eram mantidos funcionando à base de suor e lágrimas dos nobres marujos, mas, em caso de necessidade, teriam valor militar pouco apreciável. Basta… Read more »
Poxa Galante boa tarde a ti e aos demais!
Caraca agora tu pegou pesado na minha nostalgia…adoro a classe Fletcher! O Parana tinha cara de navio de guerra!
Pena que não foi preservado como navio museu …
Um abraço
CM
O saudoso CT Paraná D29 nos anos 68/69 e 70 foi o ECHO BARRA do 1º Esquadrão de CTs. Quem prestou serviço nessa belonave lembra muito bem do feito.(o Fita Azul) Só os antigos sabem o que é isso.
Saudades desse tempo mesmo,
Lembro-me da minha primeira comiissão na Marinha;
Zé do Norte, Cadência e guerra forte!!!
PODER NAVAL Salve colegas do Poder Naval ! É o ET Escritor Aureo Andrade de Lima, servir por cerca de 25 anos abordo de navios de combate, na minha época fui eleito o marujo que mais tempo passou embarcado em navios de combate. Eu vou lançar meu livro até o fim do ano, começo a escrever 2 horas da manhã, / Atracação no Porto de Helsink / Patrulha na Foz do Rio Amazonas / Navegando no Canal de Magalhães / Visita a Lenigrado em 1988 Abordo do “NE BRASIL U27” / Soja Abordo / Jantar com familhia Argentina / Missão… Read more »
Desculpem-me, mas nunca imaginei ler coisas tão estranhas neste Blog.
Até o relato da Apolo XIII, que eu estava curtindo, ficou em cheque.
ah Guppy outro dia falaram ai Banderante (sim o Bandeirante !!!!) embarcado, abriu os coments da nisso … kkkkkkkkkk
esse aureo é muito louco mds kkkkk
SALVE COLEGAS !
Estas historias que está postada logo ai em cima, são reais, e eu Escritor E Perseguido Político Aureo Andrade de Lima, sou real, aconteceu tudo isso aí com minha pessoa, não duvide de nada, pode acreditar, e tem muito mais..
Vou postar tudo em meu livro que estou organizando.
Aureo Andrade de Lima
Escritor.
Aureo, na boa. Eu não creio que essa seja a melhor forma de divulgar o seu material. Entre em contato com os editores do blog e combine com eles primeiro. Os mails deles estão aqui do lado.
Ué!!!! Cadê os verdadeiros “Bico Fino”?? Se é para falar de história, eles são os principais personagens.
Saudade do “BUCANEIRO” – Nosso Barco Nossa Alma. (D – 36 “Alagoas”)
Abraços
Saudades do tempo que vivíamos ajoelhados frente ao FMI, os próprios militares deixaram a 3 forças engessadas, perguntem isso a quem realmente entende! Falar e resmungar tudo mundo faz, quero ver falar com propriedade técnica e com respaldo!!!
O episódio acima relatado sobre a Apolo 13 aconteceu em 1970. Além do CT Santa Catarina, suspenderam também outros navios da MB , entre eles o CT Piauí, onde eu estava embarcado. Na verdade, foi uma operação de apoio e possível resgate à nave e seus tripulantes, pois uma das possibilidades era que a nave avariada caísse no Atlântico Sul. Depois de uns 2 ou 3 dias de patrulha, os EEUU agradeceram o nosso apoio, pois a nave acabou caindo no Pacífico, onde todos os seus 3 tripulantes foram resgatados com sucesso.
algumas lagrimas rolaram ao ver essas fotos. que saudade ;(
Salve a todos !
Eu ET-Lima, servir em muitos Destroyers da Classe Fletcher Santa Catarina D 32 Ou Admiral Nobel E IRWIN, USS IRWIN DD-94 nos anos de 1969 e 1970, muitos Americanos vinham abordo com familiares, principalmente com filhos de menor ide idade, visitar esta belonave, atracado no “AMRJ” no Rio de Janeiro, eles diziam: cuida bem desta Mocinha, pois este navio é dotado de muita historia, heroísmo e conquista, so de uma única vez, ele salvou 600 Marujos naufragos e mais…
Aureo Andrade de Lima.
Eu ET-Lima, desejo fazer uma correção, no post acima, onde ler-se: Destroyer da Classe FLETCHER SANTA CATARINA D 32 O MESMO QUE ADMIRAL NOBEL E IRWIN, USS IRWIN DD-794 é esta a identificação correta,
Aureo Lima.
Escritor.
Eu ET-LIma na década de 1970, eu servia abordo do Destroyer da Classe Fletcher PARANA D 29 o mesmo que USS CUSHING DD-797, realizei abordo dele 3 missões de “PATCOS” na imensa foz do Rio Amazonas, era pra proibir a pesca do nosso “CAMARÃO GIGANTE” que despertou a cobiça de navios pesqueiros estrangeiros do mundo inteiro, zarpava-mos do Rio de Janeiro e ficava-mos por lá 5 meses patrulhando, nosso porto de reabastecimento era BELEM DO PARA, eu escrevir esta historia, chama-se “PATRULHA NA FOZ DO RIO AMAZONAS” a vou publicar, é um total de 10 paginas. Guardo as melhores lembranças… Read more »
Esta é pra rir, pra descontrair. Do Escritor Aureo Andrade de Lima, Nara esta historia real que aconteceu com o MN-SM Rigotto. Devido perseguição política, me lançaram no manicômio, eu fiquei por lá e todos os meus direitos foram violados apesar de ser idoso com mais de 67 anos na época. Fiquei num quarto com o CB-MT Roberto B. Rigotto, ele é Gaucho, praça muito antigo, é velhinho, ele foi da época dos Encouraçados Minas Gerais / e outros. Ele era MN-SM, dava serviço na Praça de maquinas do Batelão, que era equipado com 2 motores Cabeça Quente, segundo ele… Read more »
Meu primeiro navio foi o G21 Ary Parreiras fiz duas Apolog Norte e uma Sul em 1 ano 110 dias de mar bons tempos
Acho engraçado que pouco se fala do D-34 – CT Mato Gosso. Servi neste grande navio de 1978 à 1981, quando fui cursar Escrita e Fazenda. Na época ele era conhecido pela guarnição como azarado, tendo em vista a explosão da torreta 53. Durante o período em que servi nesse navio, realmente presenciei vários acidente, mas nada de grave. O seu brilho geralmente era ofuscado e não tinha a felicidade de ser designado para grandes comissões. Infelizmente, a era dos CT terminou, pois eram navios resistentes, com grande velocidade e manobras fáceis e rápidas, com guarnições sempre muito bem adestradas,… Read more »
Salve colegas ! Eu Escritor ET-Lima ou Aureo Andrade de Lima, servir no DESTROYER DA CLASSE ALLEN M. SUMMER MATO GROSSO D 34 O MESMO QUE USS LOWIS COMPTON DD-705, o meu Encarregado da Divisão de Operações era o Capitão-Tenente-Eletronico Guerra, era aquele homenzarrão brancão, o Comandante do Navio era o CAPITÃO-DE-FRAGATA MILLEN, O Chefe do Departamento de Operações era o CAPITÃO-DE-CORVETA-ET ROBERTO, ELE ERA MAGRO e possuia bastante estatura, o meu Supervisor ET era o Segundo-Sargento-ET Salvador / tinha mais os colegas CB-ET Filisbino (ele atraia moças lindas, elas vinham a bordo motorizadas busca-lo na Ilha do Mocangue) /… Read more »
Salve colegas do Poder Naval ! É o Escritor e Perseguido Político da nova era da Democracia Aureo Andrade de Lima ! Eu vou candidatar-me a __________________________________________________ __________________________________________________________________________ O Eletronico abordo de navios em viagem tem que trabalhar dia e noite, até conseguir sanar a avaria do equipamento avariado. Passei tanto tempo embarcado e viajando, que fui condecorado pelo VICE-ALMIRANTE-ELETRONICO MARCOS JOSE DE CARVALHO FERREIRA COM A MEDALHA MERITO MARINHEIRO DE 4 ÂNCORAS, POR POSSUIR 4 MIL DIAS DE MAR, Observação: Hum dia de Mar, corresponde a cada 24 horas, somente é contado se o Navio estiver em alto mar,… Read more »
COMENTÁRIOS APAGADOS POR USAR ESTE ESPAÇO PARA PROPAGANDA POLÍTICA. LEIA AS REGRAS DO BLOG.
ESTE É O SEU SEGUNDO E ÚLTIMO AVISO.
Salve pessoal !
Vamos relembrar os cognomes dos Destroyers / Cruzadores / Submarinos / Porta Aviões etc.
O Destroyer da Classe Fletcher Santa Catarina D32 é o “TIGRE DO CARIBE” o mesmo que Admiral Nobel E IRWIN, USS IRWIN DD-794.
DESTROYER DA CLASSE PARA, PERNAMBUCO D 30 (O Olho da Esquadra) ou USS HAILEY DD-556.
Alguem pode citar mais alguns….
Nasci em 1946, lá em Aracaju, aos 6 anos de idade passei a ouvir Radio Valvular, é meu pai Afonso o adquiriu um da marca MULARD, (era do tipo “Rabo Quente”) nossa ! O bichinho tinha um som muito agradável, principalmente quando tocava Anísio Silva / Frank Sinatra / Angela Maria / Nelson Gonçalves etc. Recentemente eu escrevir ” A Musica Realmente Enebria a Alma”, mostrarei em meu livro que será lançado, como Escritor eu escrevir outras historias ineditas, nunca antes escritas. Eu fui Resgatar e Salvar os Astronautas quando eu servia abordo do Destroyer da Classe Fletcher SANTA CATARINA… Read more »
Boa noite pessoal !
Informo que meu livro será publicado logo, está nos ajustes finais na editora, mostrarei: A musica Realmente Enebria a Alma / etc.
Aureo Andrade de Lima
Escritor.
Prezado Aureo, boa tarde!
Achei muito interessante e realistas as suas histórias.
Como posso entrar em contato com Vossa Senhoria?
Desde já, agradeço por vossa atenção.
Respeitosamente,
RICARDO MARCUS DE MELO
Suboficial (RM1-CN)
Salve Suboficial (RM1 – CN) RICARDO MARCUS DE MELO !
Claro será prazeroso atende-lo, 21 969184160.
Aguardo.
Aureo Andrade de Lima
Escritor.
Eu Escritor e Militar-Eletrônico da Marinha de Guerra do Brasil, recebir pedido pra esclarecer a diferença entre o Equipamento “INMARSAT” INTERNACIONAL MARÍTIMO SATÉLITE e o Equipamento “NAVEGADOR POR SATÉLITE” ! São equipamentos totalmente diferentes. O “INMARSAT” possue circuitos TRANSMISSOR E RECEPTOR, é dotado de telefone, é segurar o fone e digitar o número que se deseja conectar, com qualquer telefone em qualquer parte do globo terrestre e em alto mar, é claro de navio pra navio também, possue fax / internet / Teleimpressora / a qualidade do Áudio entre as pessoas falando é excelente.. Já o navegador por Satélite, possue… Read more »
Eu Escritor da Marinha de Guerra do Brasil Aureo Andrade de Lima, postei o post acima, acho que está inapropriado, por gentileza, peço-o ao Poder Naval, pra cancelar.
Bem, eu estava com muito sono, é isso.
Em pensar que a nossa marinha ( Armada Imperial),no fim da guerra do Paraguay era a segunda maior do mundo. Só perdendo para a marinha Britânica…
Vc REALMENTE acredita nisto … ?
Um alô pra todos os campanhas.Um alô do MN- QSA 82329907 Anderson Fonseca. Servi a borod o CT Marcílio Dias, o águia do atlântico.
Saudades doe meu amigos de bordo.
Tambem servi a bordo dessa valorosa nau, de 1974 á a 1980
Saudades do velho CT Marcilio Dias , servi nele durante bons 5 anos o conhecia bem da proa até a popa mesmo no escuro.