Orçamento de Defesa do Japão registra recorde por causa da crescente presença naval chinesa
O Ministro da Defesa do Japão vai requisitar um orçamento de 5.091 trilhões de ienes (cerca de 41 bilhões de dólares) para conter o avanço chinês.
Aeronaves “tilt-rotor” e veículos anfíbios estão no menu para reforçar as capacidades de vigilância da Forças de Auto-Defesa e reforçar as defesas de ilhas periféricas.
Isto marca o quarto ano consecutivo de aumento no pedido de gastos de defesa e representa um aumento de 2,2 por cento do orçamento de defesa inicial para o ano fiscal de 2015, o segundo ano consecutivo que supera os 5 trilhões de ienes.
Na lista de compras está um destróier equipado com o sistema Aegis para derrubar mísseis balísticos por 167.5 bilhões de ienes e três drones de reconhecimento Global Hawk por 36.7 bilhões de ienes.
O orçamento solicitado também inclui o custo de 12 MV-22 Ospreys por 132,1 bilhões de ienes e seis caças stealth F-35A por 103,5 bilhões. Ambos os aviões serão introduzidos para aumentar as capacidades das Forças de Auto-Defesa em defender ilhas remotas.
Além disso, o orçamento inclui os custos para projetar um sistema para fornecer vigilância do espaço em cooperação com os EUA.
FONTE: Asahi Shimbun