Littoral Combat Ship (LCS) da US Navy vão receber mísseis antinavio
O site americano Defensenews noticiou que o contra-almirante Pete Fanta, diretor de guerra de superfície do Pentágono, emitiu uma diretiva em 17 de setembro pedindo a instalação de um míssil antinavio OTH (Over The Horizon – Além do Horizonte) não especificado a bordo dos LCS Freedom e Coronado, os dois navios programados para o próximo “deployment”. O Freedom deve partir para o Pacífico Ocidental durante o primeiro trimestre de 2016, enquanto o Coronado deve seguir no segundo ou terceiro trimestre.
Fontes indicam que os mísseis instalados devem ser o Boeing Harpoon e o Kongsberg Naval Strike Missile (NSM), que já foi disparado em testes pelo Coronado.
Desde o cancelamento do míssil Non-Line-of-Sight (NLOS) em 2010 os LCS ficaram sem um míssil antinavio e a instalação dos mísseis Hellfire só servirá para atacar alvos menores.
O aumento das tensões no Mar da China deve ter obrigado a Marinha dos EUA a acelerar a instalação de mísseis antinavio nos LCS, que têm sido criticados pelo fraco armamento embarcado.
Assista abaixo ao vídeo do teste de lançamento do míssil NSM no Coronado, realizado no ano passado.