‘Marines’ atacam o Estado Islâmico a partir do ‘USS Kearsarge’
A aviação dos Fuzileiros Navais também participou da Operação Inherent Resolve contra o Estado Islâmico no Iraque durante a semana. Jatos de ataque AV-8B Harrier pertencentes ao Marine Medium Tiltrotor Squadron (VMM) 162 (Reinforced), baseados no navio de assalto anfíbio USS Kearsarge (LHD 3) realizaram sua primeira missão contra o EI.
Pelo que se pode extrair das imagens, os AV-8B estavam armados com duas bombas convencionais equipadas com kit Laser DJAM (Laser Joint Attack Direct Munition). Este tipo de kit transforma bombas convencionais em armas inteligentes de duplo emprego. Ele incorpora um “seeker” a laser ao sistema de referenciamento tipo GPS. Desta maneira, a bomba pode extrair o máximo dos dois modos de guiagem. O “seeker” a laser permite que a bomba destrua alvos móveis, mas se as condições atmosféricas não permitirem, ela seguirá as coordenadas introduzidas no sistema de guiagem GNP/INS.
No pilone central sob a fuselagem encontra-se um casulo de designação de alvos e navegação tipo Litening da Rafael/ Northrop Grumman. Dentre as diversas funções do casulo está a de designar o alvo com um feixe de laser para as bombas.