Aeronaves Osprey dos Marines batem recorde em voo da California ao Rio de Janeiro
O US Marine Corps estabeleceu um novo recorde de distância de voo com aeronaves de rotores basculantes (tilt rotor) Osprey no Hemisfério Ocidental com três MV-22Bs viajando da Califórnia para o Brasil.
As tripulações do voo do Marine Medium Tiltrotor Squadron 764 voaram 6.165 milhas da Marine Corps Air Station Miramar para o Rio de Janeiro. Os fuzileiros fizeram a viagem como parte da UNITAS Amphibious 2015, um exercício marítimo multinacional de nove dias que acontece até 24 de novembro. Cerca de 1.000 militares do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Peru estão participando.
O esquadrão de Ospreys fez um voo de cinco pernas que incluiu escalas em Trinidad e Tobago e Brasil, disse o primeiro tenente Tyler Hopkins, um porta-voz da UNITAS. Os três Ospreys foram apoiados por três aviões-tanque KC-130J Hercules do Marine Aerial Refueler Squadron 234 e um KC-130 do Marine Aerial Refueler Squadron 452.
O voo levou cinco dias pois a liderança decidiu esperar por causa do mau tempo, disse o tenente-coronel Greg Gehman, comandante do VMM-764 Moonlighters. As lições aprendidas com o longo voo vão levar a respostas mais rápidas e mais eficientes, e ajudar a preparar melhor as tripulações de voo para cruzar fronteiras internacionais e lidar com preocupações ambientais, disse ele.