DCNS oferece proposta inédita de futuros submarinos para a Austrália
A DCNS apresentou as propostas finais de entregas ao Processo de Avaliação Competitiva do governo australiano para selecionar um parceiro internacional para o Programa SEA1000 Future Submarine.
A proposta inclui um acordo de Governo para Governo da Direction Générale de l’Armement (DGA) do Ministério da Defesa francês e um compromisso escrito vinculativo sobre aspectos-chave das entregas.
Este marco foi alcançado dentro do cronograma e marca o início da fase de avaliação da Comunidade da Austrália.
O Sr. Sean Costello, CEO da DCNS Austrália, disse que “DCNS reconhece a dedicação de centenas de pessoas na França e Austrália para o desenvolvimento do Shortfin Barracuda Block 1A e uma indústria soberana na Austrália.”
“Nós trabalhamos como uma equipe para criar a melhor solução possível para o futuro da Austrália.”
A DCNS Austrália é uma subsidiária da DCNS, uma empresa de construção naval francesa e líder europeu na defesa naval. A DCNS também é um player inovador em energias marinhas renováveis. A DCNS Austrália foi criada em abril de 2015, marcando quase um século de cooperação entre França e Austrália.
FONTE: DCNS Australia
NOTA DO PODER NAVAL: No folder de divulgação do submarino Shortfin Barracuda Block 1A (clique aqui para acessar) a DCNS informa que o submarino foi projetado especificamente para a Marinha Real Australiana, e é o mais avançado submarino convencional do mundo.
O Shortfin Barracuda tem o mesmo casco do submarino nuclear francês classe “Barracuda”, tem 97 metros de comprimento e desloca 4.500 toneladas superfície.
O submarino terá tecnologias desenvolvidas pela França, Austrália e Estados Unidos e permanecerá no estado-da-arte até o ano 2060.
O texto do folder também diz que as tecnologias oferecidas são as “jóias da coroa” de projeto francês de submarinos e nunca foram oferecidas a qualquer outro país. A própria natureza dessas tecnologias furtivas e a decisão de liberá-los para o governo australiano é uma demonstração significativa da natureza estratégica deste programa para o autoridades francesas.