Submarinos turcos acompanham cruzador ‘Moskva’
Existem pelo menos dois submarinos turcos na área onde o cruzador russo Moskva fornece cobertura para as tropas e instalações russas na base aérea de Hmeymim, próximo à cidade síria de Latakia, informou a mídia de Istambul.
Segundo foi apurado, atualmente os submarinos no Mediterrâneo Oriental são o Dolunay (S-352) e o Burakreis (S-359). O Dolunay partiu para a patrulha em 11 de novembro o Burakreis no dia 7.
Como noticiado anteriormente, após a derrubada do jato russo Su-24 por um caça F-16 turco o cruzador Moskva, deslocado para o Mediterrâneo Oriental desde o final de setembro, aproximou-se da costa da Síria.
Além disso, depois do incidente com Su-24 todas as aeronaves russas de ataque estão operando na Síria sob a cobertura de caças.
FONTE: Interfax (tradução e adaptação do Poder Naval a partir do original em russo)
NOTA DO EDITOR: ambos os submarinos mencionados no texto são do tipo IKL 209. No entanto, o Dolunay é um IKL 209/1200 (classe Atilay) e o Burakreis é um IKL 209/1400 (classe Gür). Os submarinos da classe Atilay são mais antigos (comissionados entre 1976 e 1989) e deveriam sofrer um processo de modernização que incluiria sistemas AIP. A modernização foi suspensa e as unidades serão substituídas por novos IKL 214. Já a classe Gür possui os submarinos mais modernos da Marinha Turca. Ao todo a Turquia possui em seu inventário 14 submarinos, todos eles variantes da família IKL 209.